MEIO AMBIENTE
Sedam capacita municípios para elaboração de planos de prevenção a queimadas
Ação reúne gestores de 17 cidades para fortalecer o planejamento e o combate aos incêndios florestais.
Publicado em 21/07/2026 às 12:06
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) iniciou mais uma etapa da capacitação voltada à elaboração dos Planos Municipais de Prevenção às Queimadas, Incêndios Florestais e Desmatamento em Rondônia. A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) e conta com a parceria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma).
A capacitação integra as ações do Governo de Rondônia para fortalecer a gestão ambiental nos municípios, ampliar as medidas preventivas e incentivar o planejamento conjunto entre Estado e prefeituras no enfrentamento das queimadas, dos incêndios florestais e do desmatamento.
Nesta etapa, participam representantes das regiões Central e Vale do Jamari, entre gestores públicos, secretários municipais, técnicos e profissionais da área ambiental. O objetivo é alinhar estratégias e oferecer suporte técnico para a elaboração dos planos de ação de cada município.
Estão incluídos nesta fase os municípios de Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Machadinho d’Oeste, Mirante da Serra, Monte Negro, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Rio Crespo, Teixeirópolis, Urupá e Vale do Paraíso.
Durante a programação, os participantes recebem orientações sobre diagnóstico ambiental, identificação de áreas prioritárias, planejamento de ações preventivas, educação ambiental, mobilização social, definição de responsabilidades institucionais e elaboração dos planos municipais, considerando as características e os desafios de cada localidade.
Segundo a Sedam, a iniciativa busca ampliar a cooperação entre o Estado e os municípios, fortalecendo as políticas públicas voltadas à prevenção dos incêndios florestais e das queimadas, além de contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável de Rondônia.
Fonte: Redação
Notícias relacionadas
MP acompanha demandas de comunidade quilombola durante operação Justiça Rápida em Rondônia
21/07/2026 às 13:01
Justiça determina oferta de atendimento em Libras para alunos da rede estadual em Rondônia
15/07/2026 às 11:26
Manifestação indígena bloqueia a BR-364 em distrito de Cacoal
08/07/2026 às 16:48
Mais de 40 funcionários passam mal após refeição em empresa de Ji-Paraná
02/07/2026 às 13:22
Feirinha do Sesc fortalece pequenos negócios e se consolida em Presidente Médici
02/07/2026 às 10:08
Último dia para disputar 270 vagas de brigadista em 18 municípios de Rondônia
30/06/2026 às 12:29