Portal da Cidade Porto Velho

INVESTIGAÇÃO

CPI do Leite ganha mais 30 dias para aprofundar investigações em Rondônia

Comissão analisa preços, incentivos fiscais e possíveis distorções na cadeia produtiva

Publicado em 14/08/2026 às 09:24

(Foto: Irene Mendes I Idaron RO)

A investigação sobre a cadeia produtiva do leite em Rondônia terá mais tempo para avançar. A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta semana, a prorrogação por mais 30 dias da CPI da Cadeia Produtiva do Leite, criada para apurar possíveis irregularidades e distorções no setor.

Instalada em 25 de março de 2026, a comissão busca reunir informações sobre uma atividade de grande importância econômica e social para o estado, especialmente para produtores da agricultura familiar.

Desde o início dos trabalhos, os parlamentares realizaram reuniões, oitivas, diligências e solicitaram documentos e informações a órgãos públicos e entidades ligadas ao setor. A comissão também esteve em municípios como Alvorada do Oeste, Machadinho do Oeste, Jaru, Ji-Paraná e Nova Mamoré, onde ouviu produtores rurais e outros integrantes da cadeia leiteira.

O que está sendo investigado

Entre os pontos analisados pela CPI estão a formação dos preços do leite, a estrutura do mercado, os incentivos fiscais e os mecanismos de comercialização.

Os parlamentares também avaliam os impactos da dinâmica econômica sobre produtores e demais segmentos envolvidos na atividade, além de informações econômicas, tributárias, produtivas e concorrenciais.

Representantes do setor industrial e de órgãos públicos relacionados à formulação, execução e fiscalização de políticas voltadas à produção de leite também foram ouvidos durante os trabalhos.

A comissão ainda reúne documentos, relatórios, dados técnicos e informações fornecidas por instituições públicas e privadas para auxiliar na apuração.

Prorrogação deve permitir conclusão das apurações

Segundo a Alero, a extensão do prazo ocorre diante da necessidade de aprofundar as investigações e concluir diligências que ainda estão pendentes.

Com os 30 dias adicionais, a CPI deverá finalizar a coleta e a análise das informações consideradas necessárias para a elaboração do relatório final.

O documento deverá apresentar os resultados das apurações, além das conclusões da comissão sobre os pontos investigados ao longo dos trabalhos.

Fonte: Da Redação