Portal da Cidade Porto Velho

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Detran-RO inicia nova turma do projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito na capital

Alunos do 5º ano da Escola Heitor Villa-Lobos participaram das atividades

Publicado em 31/07/2026 às 13:23

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) deu início, nesta sexta-feira (31), à terceira edição do projeto Agente Mirim da Cidadania no Trânsito, desenvolvido pela Escola Pública de Trânsito (EPT). A aula inaugural foi realizada na Escola Estadual Heitor Villa-Lobos, na zona Sul de Porto Velho, reunindo estudantes do 5º ano do ensino fundamental.

A abertura das atividades foi marcada pela apresentação do grito de guerra da turma, conduzido pelo aluno Eloim Samuel. A iniciativa simboliza o compromisso dos participantes com a construção de um trânsito mais seguro e consciente.

O projeto busca despertar nas crianças a importância do respeito às leis de trânsito, da convivência cidadã e da adoção de atitudes responsáveis nas vias públicas. Durante a formação, os estudantes participarão de atividades teóricas e práticas voltadas à educação para o trânsito, tornando-se multiplicadores das informações entre familiares, amigos e a comunidade.

Segundo o diretor-geral adjunto do Detran-RO, Helberth Aldimas, investir na formação das crianças é uma estratégia para promover mudanças duradouras no comportamento da sociedade.

"O conhecimento adquirido pelos alunos chega às famílias e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, fortalecendo uma cultura de paz e respeito no trânsito", destacou.

Além das regras de circulação, o projeto trabalha valores como respeito, empatia, responsabilidade e cooperação, mostrando aos estudantes que atitudes simples podem contribuir para a preservação de vidas.

A programação seguirá pelos próximos meses com uma série de encontros educativos. Ao final da capacitação, a expectativa é que os agentes mirins se tornem exemplos de boas práticas e ajudem a disseminar a mensagem de que a educação é um dos principais caminhos para um trânsito mais humano e seguro.

Fonte: Redação