Portal da Cidade Porto Velho

PAPO DE ESPECIALISTA

Vidro do chão ao teto: Descubra os benefícios da iluminação natural na sua casa

Permitir a entrada da luz do sol, gera ambientes requintados e projetos personalizados

Publicado em 09/12/2021 às 11:54
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O vidro exerce um papel fundamental quando a intenção é iluminar os ambientes com a luz natural. Não é por acaso que os projetos arquitetônicos que priorizam a luz solar como técnica para clarear ambientes internos está cada vez mais em alta.

Além de estar diretamente conectada com a onda da sustentabilidade, a iluminação natural é um dos grandes trunfos da decoração moderna e exerce um impacto positivo na saúde das pessoas.

Arquitetos e engenheiros afirmam que permitir a entrada da luz do sol, gera ambientes requintados, projetos personalizados e estruturas valorizadas por sua arquitetura diferenciada, independente do estilo escolhido.

Por esse motivo, a Guaporé Vidros e Alumínios, revendedora autorizada da Blindex em Rondônia, resolveu apresentar no Papo de Especialista as principais vantagens de se ter esse tipo de iluminação e os tipos de vidros que podem ser utilizados em cada projeto. Vamos descobrir?

O vidro é um material que agrega valor em qualquer tipo de aplicação. Isso é fato! Entretanto, para extrair o máximo de proveito do produto, é indispensável conhecer os diversos tipos de vidros e suas principais qualidades.

Quem conhece a Guaporé Vidros e Alumínios sabe que ela possui uma equipe técnica qualificada para orientar e sanar qualquer dúvida referente a mercado vidreiro. A partir das dicas e orientações da equipe, a empresa consegue trazer à público conteúdos esclarecedores e ricos em informações, sempre pensando em auxiliar o consumidor a fazer a melhor escolha.

Vidro laminado ou vidro temperado, qual o melhor?

Quando o assunto é vidros de segurança, geralmente existem duas opções indicadas pelos especialistas: trata-se do vidro temperado e o vidro laminado.

Apesar dos dois tipos de vidro serem reconhecidos pelos órgãos responsáveis por oferecer proteção comprovada e pertencerem a uma mesma categoria (vidro de segurança), cada um possui suas características individuais e são indicados para finalidades específicas.

Desta maneira podemos afirmar que o vidro laminado é diferente do vidro temperado, apesar dos dois compartilharem características ligadas à alta resistência e oferecer segurança ao usuário em caso de acidentes.


Vidro temperado

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o comum suportando ventos. Caso seja quebrado, não forma cacos pontiagudos, mas pedaços menores e arredondados. Para adquirir esta característica, o vidro temperado passa pela têmpera. O vidro float (comum) é submetido a um processo de aquecimento e resfriamento rápido que o torna mais resistente mecanicamente e a choques térmicos.

É considerado um vidro de segurança, uma vez que, em caso de quebra, fragmenta-se em pequenos pedaços, diminuindo o risco de ferimentos. Tais características fazem com que ele esteja muito presente na construção civil, na indústria automotiva e também na decoração.

BENEFÍCIOSAPLICAÇÕES
 Maior resistência térmicaFachadas
Maior resistência mecânicaPortas e Janelas
Quebra mais seguraTampos de mesa e outros móveis
Desempenho energéticoBox de banheiro

Vidro laminado

Os vidros laminados são compostos por duas lâminas de vidro comum, intercaladas por uma película plástica de polivinil butiral (PVB), que serve para evitar que a peça se estilhace em caso de quebra. Assim, os fragmentos ficam presos à película, minimizando o risco de acidentes.

Essa alternativa versátil ganhou novas aplicações na indústria e na construção civil, sendo escolhida em projetos que busquem conforto térmico e acústico, além de maior resistência e segurança.

BENEFÍCIOS APLICAÇÕES
Resistência a impactosCoberturas e Fachadas
Quebra mais seguraSacadas e Janelas
Conforto acústicoDivisórias
Proteção contra raios UVA e UVBPortas automáticas

Agora que você já sabe quais os tipos de vidros mais indicados para usar em seu projeto e garantir a iluminação solar, confira abaixo alguns benefícios proporcionados pela luz natural:

Economia

Esse é o primeiro benefício sentido por quem valoriza a luz natural em casa. A utilização de energia diminui e o bolso agradece.

Melhora na saúde

O sol é ativador da produção de vitamina D no organismo. Esse nutriente tem impacto na saúde física e mental, além de atuar na absorção de cálcio e no fortalecimento dos ossos.

Conforto visual

A importância da luz natural fica clara ao observarmos um cômodo bem iluminado. Sua presença nos ambientes internos cria diferentes efeitos (como amplitude) e sombras interessantes.

Sustentabilidade

O aproveitamento da luz solar em casa é uma forma consciente utilizar os recursos naturais. Trata-se de uma energia limpa e que pode ser utilizada de diversas formas.


Maior ventilação

Ter uma iluminação mais natural em casa representa que a disponibilidade de janelas e portas é maior. Sendo assim, a ventilação é uma consequência do espaço que é projetado para usar a luz do sol.

Otimização estética

Um dos grandes benefícios da iluminação natural é que ela traz mais fluidez estética para o ambiente em que é inserida, valorizando a arquitetura.

Maior produtividade

O fato de ter uma iluminação natural em espaços de trabalho faz com que haja um aumento na produtividade do dia de trabalho. Isso se deve à visualização propiciada.

Maior profundidade

A iluminação natural confere uma sensação de espaços mais amplos. Os vidros tanto de janelas quanto de portas fazem com que os ambientes sejam considerados mais distribuídos e espaçosos.


Saiba mais sobre a Guaporé Vidros e Alumínios

Acompanhe nossas redes sociais

Fonte:

Deixe seu comentário