Portal da Cidade Porto Velho

TURISMO

Saiba como renovar o visto americano: passo a passo, prazos e dicas

Com um processo parecido com a primeira emissão, saiba como renovar o documento

Publicado em 19/01/2023 às 09:58

(Foto: Reprodução)

No final de 2022, você deve ter se deparado com notícias sobre o tamanho das filas de espera para a renovação do visto. Mas elas são mesmo reais? Depois da pandemia, a agenda do consulado americano para renovação de vistos realmente quase entrou em colapso.

Com poucas datas e longos prazos, muitas pessoas tiveram que adiar viagens para os Estados Unidos, pois não conseguiram uma data para renovar o visto. Por isso, separamos dicas e passo a passo para você otimizar a renovação do seu documento e não perder uma boa oportunidade de visitar as cidades americanas dos seus sonhos.

Para começar, a vantagem é que para a renovação, você não precisa fazer entrevista se o seu visto estiver dentro do prazo, isso é, se ele estiver vencido há menos de 48 meses você só precisará marcar uma data para entregar seus documentos no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). 

Atualmente, a cidade com menos datas no CASV é São Paulo, com disponibilidade apenas para 2024. Porém, muitas pessoas comentam nas redes sociais que é possível conseguir encaixes e desbloquear novas datas nas agendas dos consulados, para isso, é preciso estar sempre atualizando o site. Isso é devido aos agendamentos que são modificados ou cancelados por outros solicitantes, então é importante ficar de olho no calendário.

É essencial ressaltar que o solicitante de renovação do visto americano também deve pagar a taxa consular novamente, mesmo que já tenha pago quando solicitou o visto pela primeira vez.

Além disso, a renovação só poderá ser feita na mesma categoria do seu visto anterior. Por exemplo, se seu visto é de turismo (B2), você deve solicitar a renovação do visto de turismo (B2).

A transferência de categoria é algo possível de se fazer, mas é um processo completamente diferente e só poderá ser feito uma vez que o solicitante já esteja nos Estados Unidos. No entanto, há casos e casos. Para vistos de trabalho, por exemplo, o solicitante não precisa estar em terras americanas, mas precisará fazer o pedido de um novo visto, diferentemente da renovação.

Abaixo você encontra informações e o passo a passo essencial para a renovação do visto, se for o seu caso.

Para fazer a renovação, tenha sempre o seu passaporte em mãos, pois você precisará das informações para completar os formulários e agendar sua data de entrega de documentos.

Antes de pedir a renovação do seu visto, é preciso avaliar se o seu passaporte é elegível para ela. Para se qualificar para uma renovação, você deverá atender às seguintes condições:

  • Ser cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil;
  • Ter um visto americano válido ou expirado há menos de 48 meses;
  • Seu visto anterior não ter sido perdido, roubado, cancelado ou revogado;
  • Não ter tido sua última solicitação de visto recusada;
  • Nunca ter sido preso ou condenado por crime;
  • Nunca ter sido deportado ou ter tido a entrada nos Estados Unidos negada.

Se você cumpre todos os requisitos acima, pode começar o seu processo.Veja como renovar o seu visto americano:

Preenchimento do formulário de solicitação de visto americano (DS-160)

A primeira coisa que você precisa fazer para renovar seu visto americano é preencher o formulário no site da Embaixada, de forma on-line. Essa ficha é chamada DS-160 e precisa ser preenchida em inglês.

É nesta página que você informará o local que fará o processo do visto, e com isso será gerado um número de identificação e uma resposta de segurança que você poderá escolher. Essas informações devem ser guardadas com segurança, pois você precisará delas depois.

Depois de preencher o DS-160, você deverá imprimir a página de confirmação com o código de barras.

Pagamento da taxa e agendamento no CASV

Com o DS-160 em mãos, você deverá separar alguns documentos para levar no dia do CASV. São eles:

  • Passaporte válido;
  • Passaporte anterior com visto (se houver);
  • Página de confirmação do DS-160 com código de barras;
  • Página de confirmação de agendamento no CASV;
  • Foto 5X7cm ou 5X5cm com fundo branco (ver mais requisitos da foto).

Depois de reunir os documentos, você deverá ir até o CASV na data e cidade agendadas previamente e pagar a taxa de US$ 160, para o caso de visto de turismo. 

Entrega do visto

Após realizar todas as etapas anteriores, você poderá escolher se deseja buscar seu visto no CASV ou recebê-lo na sua casa, por uma taxa adicional. Ainda é possível rastrear a sua solicitação neste link, clicando em “Check My Visa Application Status”.

Algumas dicas extras:

  • Viajantes que solicitaram o visto anterior quando eram menores de idade deverão comparecer ao Consulado para fazer a entrevista
  • Para se isentar da visita ao CASV, você deverá ter coletado as digitais na última ocasião em que esteve no Consulado
  • Para encontrar mais opções de datas, é sempre recomendado entrar várias vezes ao dia no site do consulado. Diariamente são liberados agendamentos que foram cancelados e também novos atendimentos são disponibilizados
  • Para casos de urgência, é sempre uma boa opção procurar datas em CASVs em outras cidades

Com todas estas dicas, você já pode planejar a sua viagem para os Estados Unidos em 2023 ou 2024. Segundo a Anac, a recuperação do segmento de viagem deve acontecer apenas no próximo ano. Por isso, é bem possível que as companhias aéreas apostem em boas promoções ao longo de 2023.

Vale a pena antecipar a renovação do seu visto e tratar este passo como prioridade na hora de escolher o seu próximo destino.

Fonte:

Deixe seu comentário