Portal da Cidade Porto Velho

TURISMO

Prefeitura anuncia investimentos no Cemitério da Candelária em Porto Velho

Local receberá iluminação pública, limpeza, calçamento, placas indicativas e ainda ganhará guarita de segurança

Postado em 19/02/2021 às 03:46

(Foto: Divulgação)

Consolidados entre os principais destinos turísticos de Porto Velho, o Cemitério da Candelária e o “cemitério das locomotivas” receberão investimentos que visam o fortalecimento da atividade turística, a valorização e a preservação do patrimônio histórico da Capital. A restauração dos espaços foi anunciada nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), o projeto inicial de restauração prevê a realização de serviços de limpeza, intervenções na iluminação, manutenção de equipamentos públicos, a construção de um posto para a guarda patrimonial e banheiros. A Prefeitura vai buscar parcerias para a construção do banheiro e da guarita de segurança. 

A proposta é transformar os locais de forma que as pessoas também possam caminhar por trilhas e fazer passeios de bicicletas. A Prefeitura também pretende capacitar os moradores do entorno para que ofereçam outros serviços aos turistas. 

As melhorias foram debatidas  entre técnicos da Semdestur, epresentantes do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac e Secretarias Municipais de Obras (Semob), de Serviços Básicos (Semusb), de Trânsito (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur).

Na quinta-feira (18), o grupo realizou visita técnica ao local para planejar todas as ações e definir competências de atuação, dentro da proposta de revitalização daqueles espaços. A previsão é que as intervenções comecem a ser executadas ainda no primeiro semestre deste ano.

HISTÓRIA

Estão sepultados no Cemitério da Candelária os operários que vieram para a construção da Ferrovia Madeira Mamoré. Recentemente o espaço foi revitalizado por meio da parceria da Prefeitura com a Santo Antônio Energia e entregue para a Fundação Cultural (Funcultural), que também é parceira nesse projeto.

Fonte:

Receba as notícias de Porto Velho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">