Portal da Cidade Porto Velho

ENFERMEIROS

Sindicato aguarda proposta do Governo para deliberar sobre greve

O impasse entre o Governo e a categoria foi evidenciado no último dia 23 de setembro, durante protesto realizado na frente do Pronto Socorro João Paulo II.

Publicado em 18/10/2019 às 07:17

Protesto da categoria em frente ao TCE-RO, no dia 30 de setembro. (Foto: Portal da Cidade Porto Velho)

O prazo para Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentar o projeto de lei para regulamentação da carga horária dos profissionais de enfermagem encerra na próxima sexta-feira (25). O projeto será submetido à avaliação de representantes do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia – Sinderon e órgãos controladores, Tribunal de Contas e Ministério Público, em reunião marcada para acontecer na mesma data. 

Segundo presidente do Sinderon, Charles Alves, estudos indicam que a escala ultrapassa a carga horária de 40 horas. Hoje, cada enfermeiro e técnico já cumprem de 12 a 13 plantões mensais. Caso não haja Governo em reduzir os dois plantões acrescidos, recentemente, na carga horária dos profissionais, a categoria dará início à greve, por tempo indeterminado, em todo o Estado.

Charles Alves, reforça que a mobilização por melhorias à classe não encerrou, citando que a luta pela aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) ainda está em pauta nas reivindicações da categoria juntos ao Executivo e Legislativo estadual.

Entenda o caso

O impasse entre o Governo e os profissionais de enfermagem foi evidenciado no último dia 23 de setembro, durante protesto realizado pela categoria em frente ao Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho.

Na ocasião, eles solicitaram uma reunião com o titular da pasta da Saúde como condicionante para não levar a paralisação das atividades adiante. A reunião foi realizada, no dia 30 de setembro, no edifício sede do Tribunal de Contas de Rondônia, com a participação de representantes do Sinderon, órgãos controladores e parlamentares.

Na ocasião, o Governo se comprometeu a elaborar um projeto de lei para regulamentação da carga horária dos profissionais. O prazo para apresentação do projeto encerra na sexta-feira (25).


Fonte:

Deixe seu comentário