Portal da Cidade Porto Velho

Esporte de LUTO

Vice-presidente do Genus é vítima do coronavírus; morte gera comoção

Edney Lucas foi a 43ª vítima fatal do Covid-19 em Rondônia

Publicado em 11/05/2020 às 05:16
Atualizado em

(Foto: reprodução / Facebook)

O domingo de Dia das Mães foi amargo para os torcedores genistas e a classe esportiva de Rondônia, pois o vice-presidente do Sport Club Genus de Porto Velho, Edney Lucas, não resistiu à infecção do novo coronavírus e, após apresentar uma pequena melhora no quadro de saúde, morreu no final da tarde. A vítima estava há 15 dias internada no Hospital Central de Porto Velho e chegou a ser levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A mulher de Edney também foi hospitalizada com a suspeita da doença.

Torcedor fanático do Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro, Edney Lucas, ajudou o irmão Evaldo Silva a fundar o Sport Club Genus de Porto Velho em 1981 – a agremiação se tornou o clube de futebol mais tradicional da capital na era profissional, tendo disputado a partir de 1998 de todas as edições do Campeonato Rondoniense.

Tão logo se propagou a informação da morte do dirigente, as reações nas redes sociais foram instantâneas, com homenagens de amigos, familiares, torcedores e desportistas. A página oficial do Genus no Facebook, descoloriu o avatar com as cores preto e branco em respeito a memória do vice-presidente do time.

Evaldo Silva - presidente do Genus

Vai em paz meu amigo

"Foram tantas lutas juntos, quando ninguém acreditava você era o único que estava ao meu lado, criamos o Genus juntos, batizamos o seu primeiro filho, dividimos muitas alegrias, agora vai ficar um buraco no peito. Vai em paz meu amigo, meu irmão companheiro".

Evaldo Silva - presidente do Genus

A desportista, Thiaia Gomes também reagiu nas redes sociais, lamentando a morte do dirigente. “Meu Deus, mais uma vítima desse vírus infeliz que muitos insistem em dizer que é só uma gripezinha. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, comentou. 

O fisioterapeuta Thiago Marques demonstrou-se chocado com a informação. Ele trabalhou com o elenco do Genus, inclusive, tratando a recuperação dos atletas que ficaram marcados na história do time quando conquistaram o único título Estadual do clube em 2015. “Hoje infelizmente tivemos a triste notícia do falecimento do amigo Edney Lucas, vítima do COVID. Edney foi vice-presidente do E.C. Genus de Porto Velho, clube que tenho a honra de trabalhar, desde 2006, quando cheguei a Porto Velho. Que Deus te receba em seus braços meu amigo e que o nosso Senhor conforte o coração de seus amigos e familiares”, postou com uma foto ao lado da comissão técnica.

O ex-técnico do aurigrená da capital, Guido Quêtto, foi outro desportista a prestar homenagens de despedida ao dirigente. “Tive a honra e o privilégio de conviver com o mesmo (Edney Lucas) na temporada 2016, quando fomos vice campeões estaduais e disputamos a Série D do Campeonato Brasileiro”, lembrou.

O ex-goleiro do Genus nos anos 2000, Edson Poroca foi outro que sentiu a perda do desportista. “Nossa! Mais um amigo que se vai... perdeu a batalha para esse vírus maldito. Descanse em paz meu eterno amigo de futebol, de viagens de clube, foi um cara bacana em vida e grande guerreiro”, afirmou.

Os políticos também se manifestaram. “Dias antes do isolamento, Edney Lucas, não tinha doença nenhuma, pelo contrário, tinha saúde para dar e vender. Meus amigos amados, se cuidem. Hoje perdi duas pessoas queridas, não quero perder mais ninguém. Fiquem em casa”, recorda a secretária municipal de esportes, Ivonete Gomes.

O vereador Aleks Palitot chamou a atenção para a outra perda do dia que foi a morte da servidora pública Mary Cyani que auxiliava nos trabalhos do Grupo Folclórico JUABP – ela também faleceu neste domingo em decorrência do coronavírus.

“Um momento muito triste para a cultura e para o esporte neste domingo. Mais uma perda lastimável: o desportista Edney Lucas foi para outro plano e deixou a sua família e amigos em grande tristeza. Edney sempre foi muito querido no futebol rondoniense e, atualmente, era vice-presidente do Genus. Vai deixar o seu trabalho como referência para as próximas gerações. Meus sentimentos e muita força para a família enlutada. O esporte ficará com esse vazio no campo, infelizmente”, pontuou.


Uma das mais ilustres torcedoras do Genus, Talia Belletii, também se manifestou. “Foram 15 anos de convivência no Aluisão com você e a família Genus, entre derrotas e vitórias e o grande título de 2015! Mais uma vida que o COVID-19 levou... A falta para a sua família e para o esporte vai ser imensa e insubstituível. Parece que foi ontem que eu passei naquele portão que dava acesso ao estádio e você me deu o apelido carinhoso de ‘musa do grená’. Descanse em paz Edney Lucas”, lamentou. 

Dirigentes das demais equipes deixaram a rivalidade de lado e prestaram solidariedade à família, amigos, torcedores e simpatizantes do Genus. O ex-diretor de futebol do Rondoniense Social Clube, Álisson Albino, que também teve trabalhos no Urso Branco do Norte, comentou sobre a perda. “Descanse em paz Edney. Foram alguns anos de convivência, de amizade, de divergências, mas de muito respeito. Mesmo após minha saída do Genus sempre procuramos trocar informações e ajudar um ao outro. Doença maldita. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos”, expressou.

A página do Facebook Jipa Mil Grau, criada por torcedores do Ji-Paraná Futebol Clube também prestou solidariedade ao Cacique da Amazônia. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Vice-Presidente do S.C. Genus. Vítima do coronavírus, Edney morreu neste domingo. Nossos sinceros sentimentos para a família e amigos de Edney. Que Deus conforte o coração de todos nesse momento difícil”, assim consta a publicação acompanhada de uma foto do dirigente com a camisa do Genus.

O Real Ariquemes decretou luto oficial na página da agremiação no Facebook. O anúncio foi acompanhado de uma foto em preto e branco do dirigente. “Estamos de LUTO. O Real Ariquemes se solidariza com a família do vice-presidente do Genus, Edney Lucas e com esporte clube Genus, o futebol mundial e o Real Ariquemes encerra esse domingo de luto”, publicou.

Edney Lucas foi a 43ª vítima fatal do Covid-19 em Rondônia. De acordo com os dados da Secretaria Estadual da Saúde foram confirmados 1.302 casos da doença; com apenas 308 pacientes curados; 83 pacientes internados nos hospitais públicos e particulares com a suspeita de contraírem o vírus; e outros 100 estão internados com os testes positivados.


Fonte:

Deixe seu comentário