Portal da Cidade Porto Velho

ESPORTE

Rondonienses estreiam com vitórias no badminton e no atletismo em Blumenal (SC)

Os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC), segue até o dia 26 e reúne 4998 alunos-atletas de todo o Brasil.

Publicado em 23/11/2019 às 07:04

(Foto: SECOM/RO)

O rondoniense Estêvão Duarte, do distrito de Iata, em Guajará-Mirim, venceu o primeiro adversário no badminton na estreia nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau (SC). No atletismo, o atleta Daniel Henrique Tibúrcio, de Governador Jorge Teixeira, disputa a final dos 75 metros pela categoria infantil, no sábado (23). O brasileiro escolar segue até o dia 26 e reúne 4998 alunos-atletas de todo o Brasil. Badminton e atletismo são as duas modalidades que Rondônia participa com competidores neste segundo bloco da competição escolar.

O primeiro saldo positivo para Rondônia nos Jogos Escolares nesta sexta-feira (22), foi a classificação do atleta Daniel Henrique no atletismo. Ele venceu a semifinal e sábado disputa a medalha de ouro. O menino é estudante da escola estadual Costa Júnior, em Governador Jorge Teixeira. “Vim em busca do ouro,” disse o atleta. 

Aos 14 anos, Estevão Duarte participa de uma competição nacional pela primeira vez. A vitória na estreia foi um impulsionador a mais para que o garoto avance no brasileiro em Blumenau. “Estou muito motivado com essa vitória. Vou apresentar o meu máximo para medalhar e voltar pra casa orgulhoso”, disse o garoto, que saiu de Rondônia pela primeira vez. 

“Viajar de avião é muito interessante. Agora… esses prédios tão altos e essas construções no estilo alemão são bem diferentes”, disse o atleta referindo-se à arquitetura característica de Blumenau. Ele viajou pela primeira vez de avião e dedica-se à escola, aos treinos e ajuda nos afazeres familiares no sítio onde mora, há 25 km do distrito de Iata.

Na avaliação técnica, o professor do badminton Marconi Lessa, o atleta Estevão observou as falhas do adversário capixaba para explorar essas deficiências. “É uma estratégia simples e funcional. O Estevão demonstrou que aprendeu a lição direitinho”, disse Lessa. A próxima partida de Estevão é no sábado.

Também do badminton de Iata, Amanda Isabele dos Santos Batista está confiante que vai fazer bonito em Santa Catarina. “Estou treinando há dois anos. Quero dar o meu melhor na quadra”, disse a menina. A inclusão dos atletas no badminton foi uma iniciativa do professor e técnico Marconi Lessa. 

“Conheci o esporte em um congresso em Porto Velho. Gostei da modalidade e aos poucos estou implantando com sucesso nas escolas em que leciono. Os alunos estão aderindo bem ao esporte”, disse Lessa, referindo ao congresso realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o objetivo de fortalecer o esporte escolar. 

“É elogiável a gestão implantada na realização do Joer e outras ações para capacitar professores e técnicos em prol do esporte escolar”, destacou Marconi Lessa. O JEJ é o maior evento esportivo escolar do país e é realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 14 modalidades. Blumenau sedia o evento pela primeira vez

Fonte:

Deixe seu comentário