ÚLTIMO DIA
Estudantes de Rondônia têm até hoje para se inscrever no Prouni do segundo semestre
Programa oferece bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior
Publicado em 10/07/2026 às 10:13
Os estudantes de Rondônia interessados em ingressar no ensino superior com bolsa de estudos têm até as 23h59 desta sexta-feira (10), no horário de Brasília, para se inscrever no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2026.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição, o programa disponibiliza mais de 471 mil bolsas de estudo, entre integrais, que cobrem 100% das mensalidades, e parciais, com cobertura de 50% do valor dos cursos oferecidos por 879 instituições privadas de ensino superior em todo o país.
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, participado das edições de 2024 ou 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtido média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Também é necessário atender a pelo menos um dos critérios estabelecidos pelo programa, como ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ter sido bolsista em instituição privada ou ser pessoa com deficiência. Professores da rede pública que desejam cursar licenciatura ou pedagogia também podem participar, sem exigência de comprovação de renda.
Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até um salário mínimo e meio. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por integrante da família.
A classificação dos candidatos será feita com base na melhor nota obtida pelo estudante nas edições válidas do Enem, considerando ainda o curso escolhido, a instituição, o turno e a modalidade de concorrência selecionada no ato da inscrição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de julho, enquanto a segunda chamada está prevista para 5 de agosto. Os candidatos não selecionados nas etapas iniciais ainda poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 26 e 27 de agosto.
Criado pelo governo federal, o Prouni é destinado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de curso superior e realiza duas seleções por ano, ampliando o acesso ao ensino superior privado em todo o país.
Fonte: Redação
Notícias relacionadas
Concurso da Semed prevê 165 vagas imediatas para professores em Porto Velho
20/10/2026 às 11:02
Conselhos Escolares de Porto Velho elegem representantes para o CME; veja como participar
15/10/2026 às 15:50
Idep abre inscrições para cursos gratuitos em Rondônia; veja opções e como participar
15/10/2026 às 13:30
Alunos da rede estadual participam de aulão gratuito para o Enem em Porto Velho
24/09/2026 às 13:12
IFRO abre seleção com 3,8 mil vagas para cursos técnicos e de graduação em 2027
18/09/2026 às 14:29
MPRO cobra aplicação das regras sobre nome social nas escolas de Rondônia
14/09/2026 às 11:37