Portal da Cidade Porto Velho

Economia

Dados de pelo menos 87 mil chaves Pix podem ter sido vazados, afirma BC

Foram expostas informações cadastrais da Sumup Sociedade de Crédito.

Publicado em 22/03/2024 às 17:00

(Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central anunciou que 87.368 chaves Pix de clientes da Sumup Sociedade de Crédito Direto S.A. foram expostas em um vazamento de dados, marcando o sétimo incidente desde o lançamento do sistema em novembro de 2020. O vazamento, que ocorreu entre 28 de setembro de 2023 e 16 de março de 2024, incluiu informações como nome, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O BC explicou que o vazamento foi resultado de falhas nos sistemas da instituição de pagamento e afetou apenas dados cadastrais, sem impacto nas transações financeiras. O órgão decidiu divulgar o incidente em nome da transparência, apesar do baixo impacto potencial para os clientes. As pessoas afetadas serão notificadas através do aplicativo ou internet banking da instituição, com o BC alertando que esses serão os únicos meios oficiais de aviso.

Embora a exposição de dados não signifique necessariamente que todas as informações tenham sido vazadas, o BC enfatizou que todas as ocorrências serão investigadas e podem resultar em sanções, incluindo multas, suspensões ou exclusão do sistema Pix. Este é o mais recente de uma série de vazamentos de dados do Pix desde sua criação, com casos anteriores envolvendo outras instituições financeiras e expondo informações cadastrais sem a divulgação de senhas ou saldos bancários. Para maior transparência, o Banco Central mantém uma página onde os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados ao Pix ou outros dados pessoais sob sua responsabilidade.

* Com informações da Agência Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário