Portal da Cidade Porto Velho

Previdência Social

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º salário a partir de quarta (24)

Antecipação da primeira parcela será paga junto com benefício de abril.

Publicado em 22/04/2024 às 15:35

(Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Os aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a primeira metade do 13º salário a partir desta quarta-feira. Normalmente, a primeira parcela do abono anual é paga em agosto de cada ano. A antecipação do pagamento das duas parcelas do 13º salário foi determinada pelo governo federal no mês passado, alcançando 33,6 milhões de beneficiários. Este pagamento injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira, correspondendo a 50% do total do abono anual e sem desconto de Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na primeira parcela.

O calendário de pagamentos é baseado no número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. O dinheiro será depositado junto com o benefício referente ao mês de abril, entre 24 de abril e 8 de maio, começando pelos segurados com benefício com dígito final 1 e que ganham até um salário mínimo. A segunda parcela do 13º salário de 2024 será paga com os benefícios regulares de maio.

Têm direito ao abono os segurados e pensionistas da Previdência Social que receberam aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2024. O 13º também é devido a pessoas que receberam benefícios temporários, como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão, sendo proporcional ao tempo de recebimento do benefício. No entanto, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não recebe o décimo terceiro.

Os segurados podem consultar o número do cartão do benefício no site ou no aplicativo Meu INSS. Além disso, todas as informações sobre o pagamento do benefício podem ser acessadas por meio do serviço “Extrato de pagamento”. Outra opção é a central telefônica 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.



* Com informações da Agência Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário