Portal da Cidade Porto Velho

EXPECTATIVA

Vacina contra covid: Governo de RO está pronto para agir, reforça Sesau

Fernando Máximo comemorou a validação das vacinas pela Anvisa, neste domingo (17)

Publicado em 17/01/2021 às 08:35
Atualizado em

As vacinas serão armazenadas nas câmaras frias, na Rede de Frio, em Porto Velho (Foto: Secom-RO / Divulgação)

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas Coronavac e Astrazeneca para a imunização contra a covid-19, na tarde deste domingo (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu nota reforçando que o Governo já está com sua estrutura pronta para receber, transportar, armazenar e iniciar a distribuição das vacinas aos municípios, tão logo cheguem à Rondônia.

Conforme secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, a elaboração antecipada do Plano de Vacinação contra à Covid-19, mostra a seriedade e o interesse por parte do Governo do Estado em imunizar, o mais breve possível a população dos 52 municípios. 

Máximo informou que o Estado possui aproximadamente 700 mil unidades de seringas em estoque. O Ministério da Saúde (MS) também disponibilizará os instrumentos, mas pensando além, o Governo, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) resolveu adquirir um estoque ainda maior. 

É importante mencionar que Rondônia tem aproximadamente 1.8 milhão de habitantes, como a imunização vai acontecer em duas doses, serão necessárias, pelo menos, 3.6 milhões de seringas com aumento de mais 10%, em caso de necessidade. 

Assim que recebidas pelo Governo de Rondônia, as vacinas sairão do aeroporto em caminhões refrigerados e serão armazenadas em três grandes câmaras frias, na Rede de Frio, na Capital. Depois de completamente armazenadas, serão distribuídas para as regionais de Saúde, além de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena, de forma bem organizada, armazenada e na temperatura correta.

Em seguida, as regionais de Saúde irão distribuir aos 52 municípios, de acordo com cada regional, e entregue às prefeituras, em especial às Secretarias Municipais de Saúde, que agora sim, a partir deste momento, vão assumir a execução da imunização nos rondonienses.

O secretário Fernando Máximo comemorou a validação das vacinas pela Anvisa, o que considera uma grande conquista para a humanidade, através da Ciência, uma vez que os imunizantes, são a esperança para todos, consequentemente, um fôlego nas unidades hospitalares.

“O importante é quando as vacinas chegarem, a gente não perca tempo. As seringas estão disponíveis e vamos vacinar tão logo chegue. Vale salientar que, a vinda das vacinas não é motivo para que a população caia no descuido quanto às medidas de higienização e o distanciamento social”, reforçou.

Fonte:

Deixe seu comentário