Portal da Cidade Porto Velho

Saúde

Unidades de Saúde recebem reforço no quadro de pessoal para atendimento pelo SUS

Com novo contrato, as UPAS têm conseguido atender com até quatro ou cinco médicos por plantão.

Publicado em 09/04/2024 às 17:41
Atualizado em

(Foto: Reprodução/PMPV)

Os esforços para melhorar o setor de urgência e emergência na capital têm sido intensos. A prefeitura de porto velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem se dedicado a proporcionar um serviço de qualidade, ágil e eficiente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas visam proporcionar serviço mais ágil, entre elas estão: o reforço no quadro de pessoal, planejamento e reformas nas unidades, além da aquisição de novos equipamentos.

As Unidades de Pronto Atendimento que desempenham um papel crucial no atendimento em casos de urgência e emergência passou a contar com reforço do quadro de profissionais mediante a contratação de empresas prestadoras de serviços médicos, nas UPAS Leste, Sul e Jaci-Paraná, além das Policlínicas Ana Adelaide e José Adelino.

Com novo contrato, as UPAS  têm conseguido atender com até quatro ou cinco médicos por plantão, superando as exigências do Ministério da Saúde, que estabelece três médicos por plantão para as UPAS Sul e Leste.

De acordo com dados da prefeitura de porto velho, em 2023, as UPAS da capital realizaram mais de 400 mil atendimentos, com uma média de 1.117 pacientes atendidos por dia. No entanto, mais da metade desses atendimentos foram destinados a pacientes classificados como pulseira verde, indicando casos pouco urgentes que deveriam buscar assistência nas unidades básicas de saúde.

É importante destacar que as unidades de saúde ofertam uma gama de serviços, de segunda a sexta-feira, incluindo consultas médicas, exames, acompanhamento de doenças crônicas e vacinação.


* Com informações da PMPV

Fonte:

Deixe seu comentário