Portal da Cidade Porto Velho

SAÚDE

Rondônia aguarda nota técnica sobre chegada das vacinas da Janssen ao estado

As primeiras doses da vacina da Janssen chegaram ao Brasil nesta terça-feira (22)

Publicado em 22/06/2021 às 01:13
Atualizado em

(Foto: Reprodução / Marcelo Queiroga no Twitter)

As primeiras doses da vacina da Janssen, fabricada pela multinacional do grupo Johnson & Johnson, chegaram ao Brasil na manhã desta terça-feira (22). O desembarque do primeiro lote, de 1,5 milhão de doses, foi em Guarulhos (SP), por volta das 9h. Ainda não há previsão, de quando começa a distribuição para os estados e nem a quantidade de doses que Rondônia irá receber.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia informou que aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde (MS) com orientações, quantitativo de doses e data da chegada. Ainda não se sabe para quais públicos o imunizante será direcionado.

"Depois que chegam ao Brasil, geralmente, vacinas recebem “confere” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são etiquetadas em português e só depois, enviadas aos estados, processo que leva alguns dias", pontou o superintendente estadual do MS, Irgo Mendonça.

A ansiedade pela chegada das doses da Janssen é porque a fórmula promete imunidade contra o novo coronavírus em uma única aplicação, o que pode acelerar a vacinação da população adulta no Estado. Rondônia está em 2º lugar entre os estados que menos vacinaram proporcionalmente contra Covid-19.

Os dados apresentados pela fabricante mostram que ela tem 66,9% de eficácia para casos leves e moderados, e 76,7% contra casos graves, após 14 dias da aplicação. A eficácia da vacina chegou a 72% em testes nos Estados Unidos e 68% nos testes feitos no Brasil.

A vacina da Janssen foi aprovada para uso emergencial no Brasil, pela Anvisa, em março. No mesmo mês, ela também foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial. 

Fonte:

Deixe seu comentário