Portal da Cidade Porto Velho

COLAPSO

Com leitos esgotados, RO vai transferir pacientes com covid para outros estados

Segundo Marcos Rocha a decisão foi tomada por não haver mais leitos clínicos e de UTI no Estado

Publicado em 23/01/2021 às 23:08
Atualizado em

Em meio ao colapso no sistema de saúde do Estado, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (Sem Partido), pediu “socorro” ao Governo Federal e acertou a transferência de pacientes com covid-19 que estão na fila de espera, para outros estados. O anúncio foi feito pelo chefe do executivo estadual durante transmissão ao vivo pela rede social na noite deste sábado (23).

Rondônia enfrenta um colapso na saúde estadual, já não há mais leitos de UTI e nem clínicos disponíveis para atender pacientes com covid-19. O número de leitos existentes anteriormente já foi superado em mais de 300%. 

A suspeita é de que a nova variante com origem no estado vizinho, o Amazonas, seja responsável pela explosão de casos, que quintuplicou em apenas três semanas. Em 1º de janeiro, foram confirmados 270 casos e na última sexta-feira (22), 1.422. 

O pedido de socorro foi atendido pelo Governo Federal. O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, confirmou apoio para realizar a remoção de pacientes para hospitais federais existentes no Brasil. O comandante militar da Amazônia, general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, colocou à disposição aeronaves para realizar a condução dos pacientes.

Marcos Rocha convocou profissionais da área de Medicina para atuar no combate ao novo coronavírus nas unidades hospitalares do Estado, bem como fez um apelo aos rondonienses para que ajudem a vencer a pandemia e que é importante que a população entenda a atual situação e não faça aglomerações e reuniões familiares neste momento.

“Não se permita contaminar as pessoas que você ama, pessoas importantes para sua vida. Precisamos estarmos juntos e fazer com que nosso Estado e País volte a ‘respirar’ com tranquilidade", falou emocionado.

Fonte:

Deixe seu comentário