Portal da Cidade Porto Velho

COVID-19

Mais de 1.500 testes rápidos foram realizados durante o drive thru, na Capital

Dos 1.543 testes realizados neste sábado, 261 foram positivados

Publicado em 04/07/2020 às 21:09
Atualizado em

(Foto: Secom-RO / Divulgação)

Mais uma ação do Mapeia Rondônia movimentou o sábado (4), em Porto Velho, com a realização de testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19. A medida desenvolvida pelo governo do Estado tem como objetivo a realização de testes em massa para detecção do vírus para, em caso de resultado positivo, iniciar precocemente as providências relacionadas à prevenção e ao tratamento. A testagem aconteceu no estacionamento do Palácio Rio Madeira, quando foram realizados 1.543 testes, dos quais 261 foram positivados. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, conferiu de perto todo o trabalho desenvolvido, ao lado da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha.

A testagem foi realizada no formato drive thru, onde o cidadão fez o teste sem precisar sair do veículo. Foi a segunda vez que Porto Velho recebeu a ação Mapeia Rondônia visando garantir a agilidade desde o momento da triagem, coleta, cadastro, até a entrega do resultado, tudo com a ação de um verdadeiro batalhão montado pelo governo do Estado. 

Pontualmente, os portões foram abertos às 9 horas para iniciar a realização de testes rápidos. O funcionário público e morador da zona Sul da Capital, Marcel de Souza, 34 anos, foi o primeiro a fazer o teste rápido e não esperou mais que 20 minutos para sair com o resultado negativo. 

“Eu tive contato com pessoas que tiveram a Covid-19, e como a gente tem filho e tem família, então veio a preocupação e resolvi fazer o teste. É importante a ajuda do governo e temos a agradecer pelo que está sendo feito à população. Parabenizo também para o fato de em caso de positivo a pessoa já sai daqui com o medicamento e isso pode evitar que a doença entre para o estágio mais grave”, disse Marcel.


Vale destacar que, durante a epidemia, quando se tem transmissão comunitária do vírus, a identificação rápida de pessoas com a Covid-19, e posterior isolamento, são medidas importantes para conter a disseminação. Outro fator importante é que o governo do Estado, além de tomar a frente pela segunda vez com a realização dos testes na Capital, garante à pessoa diagnosticada com a Covid-19 a opção de querer ou não o tratamento com a medicação que atende todo o protocolo já divulgado pelo Ministério da Saúde.

O objetivo é permitir que o tratamento precoce possa salvar vidas ainda na fase de replicação do vírus, ou seja, o tratamento precoce é de suma importância com a intenção de que a doença não atinja o nível grave e, consequentemente, evitando com que a pessoa precise ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte:

Deixe seu comentário