Portal da Cidade Porto Velho

Imunização

Capital inicia vacinação de dose única contra o HPV

Novo esquema vacinal foi anunciado pelo Ministério da Saúde para pessoas de 9 a 14 anos e resgate de adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados.

Publicado em 09/04/2024 às 15:39

(Foto: Reprodução/João Muniz/PMPV)

A vacinação contra o HPV agora é oferecida em dose única para pessoas de 9 a 14 anos, com recomendação para resgatar adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados. Em Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou a imunização desse público, disponível nas unidades de saúde das 8h às 18h. É necessário apresentar o cartão do SUS ou CPF. Confira os endereços das unidades e horários neste link.

A vacina também é administrada nas escolas municipais e estaduais através do Programa de Saúde na Escola, com equipes de saúde elaborando cronogramas e fazendo a aplicação. Recentemente, a Semusa abriu a vacinação na Escola Municipal Manoel Aparício Nunes de Almeida.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, enfatiza que a vacinação contra o HPV é fundamental para reduzir casos de câncer, principalmente ao atingir as crianças antes do início da atividade sexual.
A vacina está disponível para pessoas de 9 a 14 anos, além do grupo prioritário, incluindo pessoas imunocomprometidas e vítimas de violência sexual, podendo ser administrada até os 45 anos.
A mudança no esquema vacinal visa aumentar a imunização, uma vez que os indicadores estão abaixo do recomendado.

* Com informações do PMPV

O HPV é associado a vários tipos de câncer, como o de colo de útero, pênis, vulva, canal anal, boca e orofaringe, sendo o terceiro tumor mais frequente nas mulheres no Brasil, com alta incidência na Região Norte.

Fonte:

Deixe seu comentário