Portal da Cidade Porto Velho

POLÍTICA

Votação da reforma administrativa na Câmara deve ocorrer nesta quinta-feira (16)

Ontem (14), 53 deputados se inscreveram para falar contra a proposta, enquanto 10 manifestaram ser favoráveis

Postado em 15/09/2021 às 15:30

(Foto: Reprodução / Agência Brasil)

A votação do relatório da reforma administrativa na Comissão Especial da Câmara deve ocorrer nesta quinta-feira (16). O relator da reforma administrativa (PEC 32/20), deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), anunciou que está negociando mudanças em seu relatório.

"Agora a gente está na fase de tentar fazer um acordo que seja o mais próximo possível daquilo que seja aprovável, no mais próximo do conforto de cada um", apontou. "Meu sentimento é de que esta comissão, que no início parecia que seria um palco para uma luta ideológica, pode evoluir em um processo de conciliação, para buscar entre diferentes ideias avançarmos para algo que de fato atenda e sirva o Brasil", completou.

O relator pode fazer mudanças no parecer até o fim do debate na comissão especial. Ontem (14), 53 deputados se inscreveram para falar contra a proposta, enquanto 10 manifestaram ser favoráveis. Quase 110 deputados estiveram presentes na reunião. Ao longo de quase dez horas, 59 deputados já haviam falado. O debate prosseguiu nesta quarta-feira e a comissão especial marcou a votação para amanhã (16).

Críticas

Entre os pontos mais criticados pela oposição estão a ampliação de contratos temporários; os instrumentos de cooperação com a iniciativa privada; a possibilidade de reduzir em 25% a jornada e o salário de servidores públicos; e a demissão de ocupantes de cargos obsoletos. Os deputados da oposição também querem mudar o texto para dar mais garantias de que os servidores atuais não perderão direitos adquiridos.

Até mesmo os deputados favoráveis à reforma administrativa pediram mudanças no relatório. A principal crítica é a manutenção de benefícios a membros do Judiciário e Ministério Público, como as férias de 60 dias.

Fonte:

Receba as notícias de Porto Velho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias