Portal da Cidade Porto Velho

PROJETO DE LEI

Passaporte Equestre permitirá o trânsito livre de equinos, asininos e muares

Trata-se de uma medida facilitadora aos proprietários de equídeos que encontram dificuldade na hora de transportar seus animais.

Publicado em 15/10/2019 às 01:23

(Foto: José Hildes/Decom ALERO)


O presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) apresentou projeto de lei ordinária de sua autoria que institui o Passaporte Equestre para permitir o trânsito livre de equinos, asininos e muares em Rondônia.

  De acordo com a propositura do parlamentar, o passaporte será emitido para participação em cavalgadas, desfiles, treinamentos, concursos, provas ou qualquer outra atividade ou evento de natureza cultural, desportiva ou de lazer, e ainda, para o exercício de atividades equestres de turismo, trabalho rural, policiamento ou de auxílio terapêutico. 

  Será considerado Passaporte Equestre o documento oficial que, regularmente expedido e com os registros sanitários válidos, equivalerá à Guia de Transporte Animal e substituirá qualquer outro documento para fins de trânsito e regularidade fiscal do animal. 

Todas as informações constantes no Passaporte Equestre serão prestadas por médico veterinário com atuação na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e somente poderá ser emitido para equídeos procedentes de estabelecimentos ou proprietários que cumpram com a legislação sanitária vigente. 

  “No geral, a ideia deste projeto é instituir um documento que tenha por finalidade substituir a Guia de Transporte Animal e qualquer outro documento para fins de trânsito e regularidade fiscal do animal. Trata-se de uma medida facilitadora aos proprietários de equídeos que encontram dificuldade na hora de transportar seus animais”, resumiu o presidente Laerte Gomes. 


Fonte:

Deixe seu comentário