Portal da Cidade Porto Velho

Política

Parlamento Amazônico defende a emancipação de distritos na região Norte

Em Brasília, deputado Laerte Gomes defende mais poder de legislação para as Assembleias Legislativas promoverem plebiscitos.

Publicado em 16/04/2024 às 16:04

(Foto: Divulgação/Unale/ALE-RO/Secom)

Durante o 1º Fórum Nacional para Debater a Emancipação de Distritos no Brasil, o deputado estadual Laerte Gomes (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa e presidente do Parlamento Amazônico, ressaltou a necessidade do Congresso Nacional priorizar o debate sobre a emancipação de distritos.

O deputado defendeu que as Assembleias Legislativas deveriam ter mais autonomia para legislar sobre o tema, inclusive realizando plebiscitos para criar novos municípios, já que são os deputados estaduais e vereadores que conhecem de perto os problemas dos distritos.

Laerte Gomes rebateu argumentos contra a criação de municípios, afirmando que não aumentaria despesas federais ou estaduais. Segundo ele, apenas os recursos seriam redistribuídos entre os municípios existentes e os recém-criados.

O deputado destacou o sofrimento dos moradores de distritos que lutam pela emancipação, como União Bandeirantes em Porto Velho, que enfrentam dificuldades em saúde, educação e infraestrutura devido à falta de recursos e serviços.

Ele finalizou enfatizando a necessidade de priorizar o tema da emancipação de distritos no Congresso Nacional e organizar uma marcha em Brasília em junho para avançar nas discussões sobre o "Emancipa Amazônia" e garantir dignidade às populações da região.


* Com informações da ALE-RO

Fonte:

Deixe seu comentário