Portal da Cidade Porto Velho

POLÍTICA

Ministro do STF reconduz prefeito de Ji-Paraná ao cargo após liminar

Isaú Fonseca foi afastado da função em 26 de março, em meio a investigações de corrupção

Publicado em 12/04/2024 às 15:30

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta sexta-feira (12), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar que reverte o afastamento do prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, de suas funções. O prefeito estava afastado desde o último dia 26 de março, em meio a investigações de corrupção.

A decisão do ministro também revogou outros dois itens da decisão judicial, permitindo que Fonseca possa agora falar com outros investigados e até mesmo sair do estado.

As investigações que levaram ao afastamento de Fonseca foram conduzidas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público. A operação, batizada de "Arcana Revelada", teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa que operava nos âmbitos dos Poderes Executivo e Legislativo da cidade.

Entre os crimes identificados estão corrupção ativa e passiva, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro. As investigações se desdobraram a partir da operação policial denominada "Arauto", deflagrada pela Draco em janeiro, revelando uma rede intricada de corrupção e influência nos poderes municipais.

De acordo com a Polícia, os fatos investigados apontam para sérios indícios de crimes cometidos na administração pública de Ji-Paraná, especialmente após a aprovação da Lei Municipal n.3.444/2021, em 7 de dezembro de 2021. Esta lei autorizava o Poder Executivo a celebrar acordos judiciais em favor de servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Entretanto, informações obtidas sugerem que a aprovação desse projeto de lei envolveu o pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos integrantes do esquema ilícito, ocupantes de cargos e funções estratégicas na administração municipal.

Fonte:

Deixe seu comentário