Portal da Cidade Porto Velho

Política

Deputado estadual reivindica a emancipação da Ponta do Abunã

A região formada pelos distritos tem cerca de 43 mil habitantes e mais de 5,5 mil quilômetros quadrados de área territorial.

Publicado em 28/02/2023 às 18:25

(Foto: Divulgação/ALE-RO)

Os distritos de Vista Alegre e Fortaleza do Abunã, Nova Califórnia, Extrema, que pertencem a Porto Velho, foram citados no discurso do deputado Affonso Cândido (PL). Segundo o parlamentar, os distritos são fundamentais para a economia da capital e representam o 53º município de Rondônia, pela importância social, política e econômica do Estado e merecem a transformação a municípios.

A região formada pelos distritos tem cerca de 43 mil habitantes e mais de 5,5 mil quilômetros quadrados de área territorial. É uma das regiões mais ricas de Rondônia, que se destaca na pecuária, agricultura, pesca, produtos florestais, minérios e reservas biológicas.

A Assembleia Legislativa realizou um plebiscito em 1992. Mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o plebiscito. Em 2009 novamente foi aprovado um novo plebiscito. Mais de 90% da população de Porto Velho aprovou a criação do município de Extrema de Rondônia, mas novamente a emancipação não foi consolidada.

O deputado Affonso Cândido fez um requerimento oral, da tribuna da ALE-RO, para que Mesa Diretora constitua um Grupo de Trabalho (GT) com técnicos e juristas da Casa, para que seja feito um amplo estudo de como andam as ações judiciais, para que seja viabilizada a emancipação da Ponta do Abunã.

Fonte:

Deixe seu comentário