Portal da Cidade Porto Velho

POLÍTICA

Deputado propõe contratação de médicos formados no exterior para suprir demanda

A medida vai contribuir para evitar o colapso nos serviços de saúde pública do Estado

Publicado em 02/07/2020 às 03:56
Atualizado em

(Foto: Ale-RO)

O deputado Cirone Deiró defendeu que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) use medidas adotadas em outros estados, no caso, Sergipe onde uma ação conjunta do Ministério Público Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Estado permitiu a Justiça Federal conceder liminar que autorizou a Prefeitura de Aracaju a contratar médicos formados por instituições de ensino estrangeiras, que ainda não realizaram o exame de Revalida, para atuar na assistência, de média e baixa complexidade, a pacientes diagnosticados com a covid-19. 

Segundo Cirone, a medida judicial foi tomada pelos Ministérios Públicos após conhecimento de que os esforços da Prefeitura de Aracaju para contratação de médicos, por meio de chamamento público, não conseguiram suprir as vagas necessárias para atender os casos de covid-19.

Para o parlamentar, a crescente contratação de médicos por todos os estados e milhares de municípios esgotou a disponibilidade desse profissional no mercado. “Essa é a mesma realidade nossa e de tantos outros estados. Vários chamamentos públicos já foram realizados. E pelo que tudo indica não há mais médicos disponíveis no mercado”, concluiu. 

O deputado Cirone Deiró disse que a decisão judicial que beneficiou a prefeitura de Aracaju está em conformidade com o programa Mais Médicos do Governo Federal que por anos, atendeu a população nas diferentes regiões do país, sem representar nenhum prejuízo a categoria, e nem mesmo a população.

“Pelo contrário, tivemos um período de pleno funcionamento da saúde básica nos rincões do Brasil, onde a população não teria acesso a um médico, mas graças a presença desses profissionais que vieram de outro país para servir os brasileiros, muitos tiveram atendimento médico”, defendeu. 

Na avaliação do deputado Cirone Deiró com colapso na saúde do estado, especialmente pela ausência de profissionais de saúde é imperioso que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde busque alternativas para o atendimento dos pacientes, inclusive com a contratação de médicos estrangeiros, ainda que de forma excepcional e temporária. Essa é a alternativa para se evitar uma maior degradação e precarização do sistema de saúde e preservar a vida de milhares de rondonienses”, alertou.

Fonte:

Deixe seu comentário