Portal da Cidade Porto Velho

JUSTIÇA

Sete investigados na Operação Red Ignis são condenados por integrar facção criminosa em RO

Grupo foi responsabilizado por participação em organização criminosa

Publicado em 09/07/2026 às 09:11

(Foto: Imagem ilustrativa | Reprodução)

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve a condenação de sete denunciados na Operação Red Ignis, investigação conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (Ficco/RO).

A ação teve como foco desarticular a estrutura de uma facção criminosa apontada como responsável por coordenar ataques contra a segurança pública e o patrimônio em diferentes municípios do estado.

As investigações apuraram os ataques registrados em janeiro de 2025, quando ônibus foram incendiados, bens públicos destruídos e agentes estatais ameaçados em ações atribuídas à organização criminosa.

De acordo com o processo, os investigados utilizavam grupos em aplicativos de mensagens para repassar informações, transmitir ordens e fortalecer a atuação da facção.

Na sentença, a 4ª Vara Criminal de Porto Velho reconheceu a participação dos sete acusados no crime de integração em organização criminosa, aplicando as causas de aumento previstas na Lei das Organizações Criminosas.

As penas impostas variam de 5 anos e 4 meses a 8 anos, 3 meses e 16 dias de prisão, conforme a participação individual de cada condenado. Os regimes iniciais estabelecidos pela Justiça foram o semiaberto e o fechado.

Os réus que já estavam presos permanecerão custodiados e, nos casos em que foram mantidos os fundamentos da prisão preventiva, não terão direito de recorrer em liberdade.

A sentença considerou provas obtidas por meio de relatórios técnicos, extração de dados telemáticos autorizada pela Justiça, além de depoimentos e demais elementos produzidos durante a instrução processual.

Fonte: Redação