Portal da Cidade Porto Velho

Ensino Superior

Unir rebate deputado e nega a implantação de novos cursos em Rondônia

Em nota Unir afirma não prevê abertura do curso de Medicina até 2024 em Guajará-Mirim.

Publicado em 23/03/2023 às 15:19

(Foto: Divulgação/ALE-RO)

Na última quarta-feira (22), o deputado Alan Queiroz (Podemos) afirmou, durante sessão ordinária, que há uma grande possibilidade de que as vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal de Rondônia (Unir) poderiam ser ampliadas. Inclusive, o parlamentar destacou que deve visitar o Ministério da Educação, em Brasília-DF, para saber “com exatidão” quantas vagas devem ser ofertadas. Entretanto, a Unir emitiu uma nota negando articulações internas para a implantação de novos cursos, principalmente, na região de Guajará-Mirim – localidade que foi destacada pelo político.

Em nota, a Unir afirma que o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - um dos principais documentos que orientam a formulação de estratégias para o planejamento, desenvolvimento, avalição e gestão institucional escolar - não prevê abertura do curso de Medicina para a região da fronteira até 2024, quando termina a vigência do atual PDI.

Confira na íntegra a nota de esclarecimento da instituição abaixo:

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) esclarece a toda a sociedade rondoniense que não se encontram em trâmites internos da Instituição ações para implantação de novos cursos no Campus de Guajará-Mirim, assim como não há estudos ou projeções atualmente em andamento para ampliação da oferta de vagas de Medicina pela UNIR.

Os procedimentos para instalação de novos cursos pela Universidade seguem procedimentos específicos, acadêmicos e administrativos, no âmbito de sua gestão e dos Conselhos Superiores, estes as instâncias máximas de deliberação, além da necessidade de haver previsão para abertura de novos cursos ou ampliação de vagas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIR. O atual PDI, em vigência até 2024, não prevê abertura de curso de Medicina no Campus de Guajará-Mirim.

A Universidade segue aberta à sociedade e aos seus representantes para prestar as informações necessárias e para discutir as demandas por instalação de novos cursos, cuja oferta deve ocorrer mediante a apresentação de projetos de viabilidade e recursos orçamentários. Do mesmo modo, a fim de garantir a transparência de suas ações e planejamento, a UNIR segue à disposição da sociedade para apresentar os esclarecimentos necessários sobre seu planejamento e atuação junto à sociedade rondoniense.


Fonte:

Deixe seu comentário