Portal da Cidade Porto Velho

Ensino Superior

Unir abre edital para vagas ociosas aos portadores de diploma

São ofertadas 1.990 vagas distribuídas em 46 cursos gratuitos em oito campi. Os interessados se inscrever entre 24 e 29 de junho de 2022.

Publicado em 22/06/2022 às 14:26
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Assessoria)

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) abriu no início desta semana, o Processo Seletivo Especial UNIR 2022, destinado a transferências internas e externas nos cursos de graduação e para portadores de diploma. São ofertadas 1.990 vagas distribuídas em 46 cursos gratuitos em oito campi, e os candidatos interessados podem efetuar as inscrições gratuitamente a partir do dia 24 até o dia 29 de junho de 2022, exclusivamente pelo link https://sistemas.unir.br/vagasociosas.

Após quase três anos a UNIR volta a ofertar essa forma de ingresso nos cursos de graduação. “A diferença desse edital é que ele é destinado somente para transferências internas e externas de alunos, entre os cursos da UNIR e de outras intuições para a UNIR, além do ingresso de portador de diploma, ou seja, aquelas pessoas que já possuem diploma de curso superior”, explica a coordenadora do processo seletivo, Aline Oliveira.

Por esse motivo, para se inscrever e concorrer às vagas o candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação e ter concluído ao menos um semestre ou ano letivo, de acordo com o regime do curso (semestral ou anual), ou ser portador de diploma.

A seleção será feita por meio da nota obtida pelo candidato em uma das tres últimas edições da prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, de 2019 ou 2020 ou 2021. Isso significa que, na inscrição, o candidato poderá escolher e indicar a edição da prova em que obteve melhor nota.

No PS Especial UNIR 2022, a mudanças de curso, transferências e ingressos podem ser feitos tanto por alunos oriundos de cursos presenciais como a distância, considerando as “áreas afins” estabelecidas no edital. Por exemplo, o candidato que pleitear uma vaga no curso de Jornalismo da UNIR deverá ser oriundo de um dos seguintes cursos: Letras, Comunicação Social (habilitação em Jornalismo ou Publicidade), Educação Artística (habilitação em Música ou Artes Plásticas) e Teatro. Já Arqueologia, Filosofia e Letras-Libras admitem ingresso de alunos oriundos de qualquer curso de nível superior, enquanto Medicina admite apenas o ingresso de alunos de Medicina de outras instituições.

Conforme o cronograma do edital, o resultado preliminar do PS Especial UNIR 2022 deve sair no dia 5 de julho e a primeira chamada para matrícula já no dia 9 de julho. O início das aulas para aos aprovados nesse processo está previsto para o primeiro semestre letivo de 2022, que deverá ter início após agosto desse ano.

O edital do PS Especial UNIR 2022 na íntegra e demais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da UNIR (www.unir.br).

PS UNIR 2022 – Além do PS Especial UNIR 2022, para transferências e portadores de diploma, a Universidade também prepara o edital regular para novos alunos. A previsão é de que seja publicado no princípio do mês de julho, quando todos os detalhamentos sobre o modo de seleção, quantitativo de vagas e cursos também será disponibilizado.

Fonte:

Deixe seu comentário