Portal da Cidade Porto Velho

ACOLHIDA

Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva acolhe o menino Gustavo

A matrícula do estudante já foi efetuada na escola que hoje é referência no atendimento dos autistas de Porto Velho

Publicado em 27/08/2021 às 09:49

(Foto: Secom)

Acolhida, é assim que a mãe do menino Gustavo define a expectativa de retorno do filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a sala de aula na próxima segunda-feira (30) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Ferreira da Silva. A matrícula do estudante já foi efetuada na escola que hoje é referência no atendimento dos autistas de Porto Velho.

No último dia 16, Mabel Colares viu o filho Gustavo, de 10 anos, ser retirado de sala de uma instituição não pertencente ao município.

O caso ganhou destaque após o apresentador de televisão Marcos Mion comentar em suas redes sociais. O prefeito Hildon Chaves, e a primeira-dama do município, Ieda Chaves, convidaram o apresentador, famoso também por defender as causas do espectro autista, para uma conversa, onde foram apresentadas medidas em andamento no município para amparo dos autistas.

Na ocasião, o prefeito ainda sugeriu a transferência da criança para a rede municipal de ensino, convite aceito pela mãe. “Essa semana já estamos nos preparativos e ele está bem ansioso, com uniforme novo e tudo mais. Já passamos várias vezes aqui na frente da escola, já entramos para ele começar a se familiarizar com a estrutura e com o ambiente novo. Estou feliz pelo meu filho, mas estou triste pelas outras crianças que também estão dentro do espectro do autismo como meu filho e não tiveram o acolhimento que eu tive”, desabafou a mãe.

A nova escola do Gustavo atende hoje 681 estudantes, destes, 74 com algum grau de deficiência. Na turma, estarão outros três colegas que demandam de um atendimento diferenciado para suporte do professor principal, dois deles com autismo.

O vice-diretor, Francileudo Coelho da Silva, explica que nestes casos um professor auxiliar acompanha o dia a dia em sala de forma que a criança tenha um bom desenvolvimento em relação ao ensino. A instituição conta com 24 professores auxiliares, além do conhecimento dos demais professores que passaram por capacitação para o atendimento especial.

Fonte:

Deixe seu comentário