Portal da Cidade Porto Velho

NOVO SERVIÇO

Transporte para pessoas com deficiência; conheça o PVH Acessibilidade

Para ter acesso ao programa, usuário precisa estar inscrito no Cadastro Único

Publicado em 17/04/2024 às 07:57

(Foto: Divulgação/PMPV)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), acaba de lançar o programa PVH ACESSIBILIDADE, uma iniciativa que visa proporcionar transporte gratuito para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de apoio para acessar serviços de saúde, educação e outras necessidades.

Segundo o secretário da Semtran, Anderson Pereira, o programa surge como uma resposta às necessidades da população que enfrenta dificuldades de deslocamento, especialmente para compromissos como tratamentos de saúde, consultas médicas e atividades educacionais. "Estamos convocando essas pessoas para o cadastro, que estará disponível pelos próximos 40 dias, até que o serviço possa ser de fato iniciado pela empresa", explicou o secretário.

O serviço será direcionado a pessoas com deficiência com alto grau de severidade e dependência, que residem em Porto Velho e estão impossibilitadas de utilizar meios próprios de locomoção ou o transporte coletivo convencional. Além disso, os usuários devem estar inscritos no Cadastro Único, com comprovação de renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Para operacionalizar o serviço, serão disponibilizados dois micro-ônibus, identificados pela cor verde, que funcionarão das 7h às 17h nos dias úteis e das 8h às 13h aos sábados. O transporte será prioritariamente destinado à reabilitação, tratamento de saúde e educação, mas também poderá atender outras atividades da vida diária, conforme disponibilidade de veículos.

O cadastramento inicial para utilização do serviço poderá ser feito pelo interessado diretamente na plataforma "PVH ACESSIBILIDADE" na internet, ou presencialmente na sede da Semtran, localizada na avenida Amazonas, 698, bairro Santa Bárbara. Após o cadastro, os usuários deverão agendar o serviço com pelo menos 24 horas de antecedência, através da mesma plataforma online.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Porto Velho busca garantir o acesso igualitário aos serviços essenciais para todas as pessoas, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida daqueles que mais necessitam.

Fonte:

Deixe seu comentário