Portal da Cidade Porto Velho

MARCO HISTÓRICO

Núcleo Estrela do Norte (UDV) inaugura memorial em homenagem ao seu fundador

A inauguração do espaço foi realizada na data de nascimento de Mestre Braga

Publicado em 13/11/2020 às 04:18
Atualizado em

(Foto: Arquivo / UDV )

O Núcleo Estrela do Norte, uma das unidades administrativas do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), com sede em Porto Velho, inaugurou nesta quinta-feira, 12 de novembro, o memorial em homenagem ao seu fundador, Raimundo Carneiro Braga, mais conhecido como Mestre Braga (in memória). A inauguração do espaço foi realizada na data de nascimento de M.Braga, que completaria 91 anos, e também como parte das celebrações do aniversário de 38 anos de criação do Núcleo Estrela do Norte, na capital rondoniense. 

Berço da União do Vegetal, entidade criada pelo baiano José Gabriel da Costa (M.Gabriel), com atividade em mais de dez países, Porto Velho conta atualmente com 11 unidades do Centro, que juntas somam mais de mil associados. 


Raimundo Carneiro Braga (Mestre Braga) auxiliou Mestre Gabriel a organizar a UDV, na década de 1960, em Porto Velho, dedicando sua vida ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Ocupou o lugar de Mestre Geral Representante por dois períodos, em datas situadas entre 1979 e 1982 e entre 1988 e 1993, e integrou o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel. 


Referência na União do Vegetal, Mestre Braga, morreu há pouco mais três anos e desde então vem sendo homenageado com vários memoriais espalhados pelo Brasil. Em Porto Velho, as celebrações pela passagem da data de seu aniversário começaram pela manhã com o hasteamento das bandeiras, seguiu com um almoço e encerrou no período da noite com a realização de uma sessão religiosa com a presença de dezenas de associados e vários convidados, além da família de M.Braga. 

Filho mais velho do patriarca do Centro, Rossano Gomes Braga, é atualmente o mestre responsável pelo Núcleo Estrela do Norte, exercendo a função de Mestre Representante da unidade. “Esse memorial nos ajuda a relembrar tudo o que vivemos juntos, todos os registros importantes da história do Mestre Braga, meu pai, referência em toda a UDV tanto que já tem outros memoriais no Brasil e agora um aqui em Porto Velho”, destacou Mestre Rossano. 

“Nos alegra muito esta data, com a inauguração do memorial que faz jus a história e a vivência transmitida pelo Mestre Braga a todos nós”, complementou o Mestre Mário Filho, assistente geral da União do Vegetal, que tem sua sede geral instalada na capital federal, Brasília (DF). 


Fonte:

Deixe seu comentário