Portal da Cidade Porto Velho

AGRONEGÓCIO

Pecuaristas de Rondônia têm até 30 de novembro para declarar o rebanho

A declaração de rebanhos pode ser feita nas unidades da Idaron ou pela internet

Publicado em 01/11/2023 às 16:10

(Foto: Divulgação/Secom-RO)

Produtores rurais de Rondônia têm até 30 de novembro para aderir à segunda etapa de declaração de rebanhos junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron). O prazo teve início nesta quarta-feira (1º) e é fundamental para criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves.

A partir do início deste período, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) está diretamente ligada à declaração de rebanhos. Em outras palavras, o produtor só poderá emitir a GTA depois de regularizar o rebanho junto à Idaron.

Para maior comodidade, a declaração pode ser efetuada preferencialmente pela internet, através do site da Agência, www.idaron.ro.gov.br, ou nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs).

O processo de declaração online é simples. A senha usada para a emissão da "e-GTA" é a mesma empregada na declaração dos rebanhos. Caso o produtor ainda não tenha cadastrado login e senha para acessar o sistema da Idaron, é possível fazê-lo no site da Agência, por meio de um computador ou celular.

A declaração de rebanhos desempenha um papel crucial para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação. É altamente recomendado que os produtores efetuem a declaração o quanto antes, embora o prazo seja de 30 dias, para evitar sobrecarga no sistema e possíveis transtornos relacionados a filas e dificuldades na obtenção de GTA's.

Fonte:

Deixe seu comentário