ACESSO À SAÚDE
Receitas particulares valem para retirada de remédios no SUS em Porto Velho
Medida evita nova consulta apenas para transcrever prescrições de medicamentos disponíveis na rede
Publicado em 17/09/2026 às 12:56
Moradores de Porto Velho podem usar receitas médicas emitidas na rede privada para retirar medicamentos disponíveis na rede pública municipal. A orientação foi reforçada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e busca reduzir a burocracia para pacientes que já possuem diagnóstico e prescrição.
A regra vale para medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), desde que a receita esteja dentro do prazo de validade e contenha o nome genérico do medicamento.
Para retirar o remédio em uma UBS, é necessário apresentar a receita original, documento oficial com foto e Cartão do SUS ou CPF.
FarmaPub consulta estoque
A população pode utilizar o FarmaPub para verificar, antes de sair de casa, quais medicamentos estão disponíveis e em quais unidades. A plataforma informa o estoque e o local de atendimento.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, afirma que não é necessário passar por uma nova consulta apenas para transcrever a receita. “Quando o usuário já possui um diagnóstico e a prescrição da rede privada para um medicamento disponível na lista municipal, não há necessidade de nova consulta na rede pública apenas para carimbar a receita”, explicou.
Psicotrópicos e outros medicamentos de controle especial continuam sujeitos a receituários específicos e prazos definidos pela Anvisa.
Medicamentos fora da Remume e de alto custo também não são retirados diretamente nas UBSs. Nesses casos, o paciente deve buscar orientação para solicitar o fornecimento pelos canais do Estado ou do Ministério da Saúde.
Fonte: Da Redação
Notícias relacionadas
Hospitais de RO realizam até 990 cirurgias ortopédicas por mês
20/10/2026 às 11:17
Porto Velho terá atendimento odontológico móvel com prioridade para pessoas em situação de
15/10/2026 às 12:05
Porto Velho reduz casos de sífilis congênita em 52% com ações de pré-natal
13/10/2026 às 11:01
Outubro Prateado: idosos podem atualizar vacinas nas UBSs de Porto Velho
08/10/2026 às 10:36
Corujão da Saúde atende casos leves durante a noite em Porto Velho
06/10/2026 às 12:23
Novo Hospital Municipal atende pacientes que esperavam há anos em Porto Velho
05/10/2026 às 11:14