O Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRRO) passou a realizar cirurgias eletivas de prótese total de joelho pelo SUS. O primeiro procedimento foi feito na última terça-feira (14), marcando a ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas de maior complexidade no estado.
A unidade, criada durante a pandemia, passou a atuar como suporte na área de ortopedia e outras especialidades, atendendo pacientes encaminhados de diferentes serviços de saúde. Com a nova etapa, o hospital amplia o número de procedimentos realizados.
O acesso às cirurgias ocorre por meio do Sistema Estadual de Regulação, com encaminhamento feito a partir de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mediante apresentação de documentos e cartão do SUS.
A artroplastia total de joelho é indicada para pacientes com problemas como artrose avançada, que causa dor intensa e limitações de mobilidade. O procedimento pode reduzir a dor e melhorar a qualidade de vida.
Além da primeira cirurgia já realizada, outras estão previstas, com a expectativa de aumentar gradualmente a oferta e reduzir a fila de espera por esse tipo de atendimento no estado.