Portal da Cidade Porto Velho

SEGURANÇA

População pode acionar a polícia pelo botão de emergência dos totens

Nas áreas onde estão instalados, a Secretaria de Segurança registrou uma redução significativa no número de crimes

Publicado em 27/03/2024 às 08:20

(Foto: Divulgação/Secom-RO)

Instalados em pontos estratégicos da cidade, os Sistemas de Monitoramento Interativo, conhecidos como "totens", representam um avanço significativo na segurança pública de Porto Velho. Estes dispositivos, implementados pelo Governo de Rondônia, desempenham duas funções vitais: monitoramento por câmeras e facilitação do contato direto dos cidadãos com o Centro Integrado de Operações (Ciop), ligado à Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Com a tecnologia dos totens, é possível monitorar e identificar situações de risco em tempo real, permitindo uma resposta rápida e eficaz na proteção da sociedade. Cada totem opera 24 horas por dia, equipado com quatro a cinco câmeras fixas de visualização em 360°, proporcionando uma cobertura completa da área monitorada.

Além das câmeras com tecnologia de zoom avançado, os totens se comunicam com o público por meio de alertas sonoros em situações emergenciais e mensagens orientativas de segurança. Adicionalmente, possuem um botão de emergência que, quando acionado pelo cidadão, direciona imediatamente para um atendimento via telefone no viva-voz com uma equipe policial.

Funcionamento do Botão de Emergência:

1. Quando o botão de emergência é pressionado, o cidadão é conectado a um atendimento via telefone no viva-voz com o operador de videomonitoramento da Central de Operações do Ciop. Este, por sua vez, cria imediatamente um protocolo de atendimento no Sistema de Segurança (Siseg).

2. Assim que o protocolo de denúncia é registrado no sistema, o operador do teledespacho seleciona prontamente a equipe encarregada de responder à ocorrência de forma ágil.

3. A equipe da Polícia Militar é alertada sobre o protocolo de atendimento através da tecnologia embarcada dentro da viatura, permitindo um deslocamento rápido até o local da solicitação.

Resultados Significativos:

O uso dessas tecnologias inteligentes tem resultado em uma redução significativa no número de crimes nas áreas onde os totens estão instalados. Um exemplo notável é a queda de 34% nos casos de roubos e 19% nos furtos em pontos estratégicos de Porto Velho.

Em fevereiro de 2023, foram registrados mais de 5.400 atendimentos, enquanto que em fevereiro de 2024, esse número ultrapassou os 20.900, demonstrando o impacto positivo dos totens na segurança da comunidade, tanto pelo acionamento do botão de emergência quanto pelos canais tradicionais de comunicação como o 190 e o aplicativo "Cidadão RO".

Fonte:

Deixe seu comentário