Portal da Cidade Porto Velho

Democracia

Operação "Meu voto, meu poder: Povos Indígenas" é concluída em Rondônia

TRE-RO levou seus serviços às comunidades indígenas e ribeirinhas de Guajará-Mirim

Publicado em 07/05/2024 às 10:32
Atualizado em

Operação "Meu voto, meu poder: Povos Indígenas" evidencia o compromisso do TRE/RO com a democracia e a igualdade de direitos (Foto: Divulgação/TRE-RO)

A megaoperação "Meu voto, meu poder: Povos Indígenas" do Tribunal Eleitoral de Rondônia foi encerrada oficialmente nesta sexta-feira (03/05), após atender comunidades indígenas e ribeirinhas na região de Guajará-Mirim.

O balanço preliminar aponta que foram realizados mais de 2 mil atendimentos em sete localidades: Ricardo Franco, Surpresa, Sotério, Deolinda, Rio Negro Ocaia, Santo André e Tanajura. Os servidores do TRE-RO contaram com a parceria e apoio logístico do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) do Exército Brasileiro e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de Guajará-mirim, Lucas Niero enfatizou a presença da Justiça Eleitoral nas localidades mais distantes: “... abraçamos a causa, trouxemos a causa do “Meu voto, meu poder” para as comunidades indígenas. ”

Atendimento direto em regiões isoladas

Para alcançar as comunidades mais remotas, o TRE-RO enviou duas equipes, uma para a região do Rio Guaporé e Mamoré e outra para o Rio Pacaás. Utilizando transporte fluvial, os servidores montavam seus equipamentos e realizavam os atendimentos direto nas comunidades, incluindo cadastramento biométrico, atualização de dados e emissão de títulos de eleitor. Com atendimentos que se estenderam por cerca de cinco dias nas localidades maiores, como Surpresa, Rio Negro Ocaia e Tanajura.

Para garantir a conectividade mesmo nas áreas mais remotas, o tribunal utilizou antenas de internet via satélite, possibilitando uma comunicação eficiente e a continuidade dos serviços nos locais de difícil acesso.

“O Tribunal Regional Eleitoral chegou em todas as comunidades com a tecnologia existente mais moderna possível para atender as pessoas, isto é, a Justiça indo até a pessoa para garantir ao direito a democracia”, enfatizou o Juiz Lucas Niero.

Compromisso com a democracia e inclusão

A operação "Meu voto, meu poder: Povos Indígenas" evidencia o compromisso do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia com a democracia e a igualdade de direitos, levando os serviços eleitorais até onde estão os cidadãos. Essa iniciativa reforça a importância da inclusão e participação cívica, promovendo uma sociedade mais justa e democrática, onde todos possam exercer plenamente sua cidadania.

 

Fonte:

Deixe seu comentário