Portal da Cidade Porto Velho

COMBATE

Cerca de 400 toras de madeira de lei são apreendidas na Operação Arco Verde 2

Toda a madeira será utilizada na recuperação de pontes em todo o estado de Rondônia

Publicado em 21/05/2020 às 21:31
Atualizado em

(Foto: Assessoria)

Cerca de 400 toras de madeira de lei, entre castanheiras e jatobás, foram apreendidas esta semana na operação Arco Verde Brasil 2, desencadeada em Rondônia pela Polícia Federal com apoio das Forças Armadas. A madeira apreendida em uma área de reserva no município de Candeias do Jamari foi destinada ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para utilização na recuperação de pontes em todo Estado.

De acordo com o DER, além de toras de castanheira e jatobá, também foram apreendidas espécies igualmente protegidas como sucupira, roxinho, biorana e faveira, num total de cerca de 400 toras que seriam comercializadas em serrarias da região. 

A madeira apreendida será distribuída entre as regionais do DER em todo Estado, obedecendo as necessidades e peculiaridades de cada uma. Toda a madeira será utilizada na recuperação de pontes, de modo que seja aproveitada com critério, sem maiores prejuízos para Rondônia. 


A Operação Arco Verde Brasil 2, por ser de caráter nacional, tem uma ampla abrangência, em especial no território amazônico. Neste mês, por exemplo, integrado a ela, a Sedam vem participando de importantes ações preventivas e repressivas levadas a efeito pela Polícia Federal e Forças Armadas em regiões marcadas por delitos ambientais nos estados de Rondônia, Acre e sul do Amazonas. Como resultado, essas ações têm gerado grandes apreensões de madeiras e distribuição de pesadas multas aos infratores, geralmente invasores de reservas ambientais e outras terras da União. 


Fonte:

Deixe seu comentário