ELEIÇÕES 2026
Horário eleitoral começa nesta sexta; veja quando candidatos de RO aparecem na TV
Propaganda gratuita segue até 1º de outubro, com dias e horários definidos para cada cargo.
Publicado em 28/08/2026 às 09:59
A disputa eleitoral de 2026 ganha espaço no rádio e na televisão a partir desta sexta-feira (28), quando começa a propaganda eleitoral gratuita do primeiro turno. Em Rondônia, os candidatos a governador, senador, deputado federal e deputado estadual passam a apresentar propostas aos eleitores dentro da programação definida pela Justiça Eleitoral.
A propaganda será exibida de segunda a sábado até 1º de outubro, três dias antes da votação, marcada para 4 de outubro.
No rádio, os blocos serão transmitidos das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. Na televisão, a propaganda vai ao ar das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55, sempre pelo horário de Brasília.
Além dos programas em bloco, as emissoras também terão 70 minutos diários de inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas entre 5h e meia-noite.
Quais candidatos aparecem em cada dia?
A programação será dividida por cargos. Às terças, quintas e sábados, será a vez dos candidatos a presidente da República e deputado federal.
Já às segundas, quartas e sextas-feiras, serão veiculadas as propagandas dos candidatos a governador, senador e deputado estadual.
A distribuição do tempo entre partidos e federações segue critérios definidos pela legislação eleitoral. Do total destinado à propaganda, 10% são divididos igualmente entre as legendas e federações, enquanto os outros 90% são distribuídos proporcionalmente à representação de cada partido na Câmara dos Deputados.
Quem começa a propaganda na TV em Rondônia?
A ordem de exibição dos programas em bloco foi definida por sorteio. No primeiro dia, a propaganda para cada cargo terá a seguinte sequência:
- Governador: coligação Gente que Gosta de Gente, formada por PRD, Solidariedade, Avante e PSD;
- Senador: coligação Juntos por Rondônia, formada por PL e Podemos;
- Deputado federal: Partido Democrático Trabalhista (PDT);
- Deputado estadual: Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Nos dias seguintes, será aplicado o sistema de rodízio: o partido ou coligação que aparecer por último em um dia passa a ser o primeiro no dia seguinte.
E a propaganda para presidente?
No primeiro dia, a ordem também foi definida por sorteio. Os programas serão exibidos na seguinte sequência:
- Avante;
- PSD;
- PL;
Coligação Brasil Pronto pra Mais, formada por PDT, PSB, Fé do Brasil (PT, PCdoB e PV), PSOL e Rede.
No bloco destinado à Presidência, os tempos definidos são:
- Brasil Pronto pra Mais: 5 minutos e 31 segundos;
- PL: 4 minutos e 20 segundos;
- PSD: 2 minutos e 2 segundos;
- Avante: 35 segundos.
A propaganda eleitoral gratuita é regulamentada pela Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições, e pela Resolução TSE nº 23.610/2019.
O plano completo com a ordem de veiculação e os tempos destinados a cada agremiação pode ser consultado no Portal Eleições 2026 do TRE-RO.
Fonte: Da Redação
Notícias relacionadas
Hildon assume compromisso de entregar novo João Paulo II em dois anos e meio
28/08/2026 às 10:48
Hildon vai mudar leis que punem produtores de leite em Rondônia
27/08/2026 às 11:39
Marcos Rogério diz que investir nas crianças é o caminho para transformar a educação
26/08/2026 às 18:58
Hildon assina Pacto pela Educação e promete levar programa premiado para todo o Estado
26/08/2026 às 14:26
Dr. Fernando Máximo defende saúde e união política para fortalecer Rondônia no Senado
25/08/2026 às 19:07
Pardal registra 38 denúncias em Rondônia; propaganda em veículos lidera reclamações
25/08/2026 às 11:29