Portal da Cidade Porto Velho

FRONTEIRA

Violência de facções acende alerta na fronteira entre Bolívia e Rondônia

Guayaramerín registra mortes atribuídas ao PCC e CV e reforça segurança na divisa com Guajará-Mirim

Publicado em 21/08/2026 às 10:43

(Foto: Foto: Alberto César Araújo)

A escalada da violência em Guayaramerín, na Bolívia, colocou a região de fronteira com Guajará-Mirim, em Rondônia, no radar das autoridades. Separadas pelo rio Mamoré, as duas cidades mantêm circulação diária de passageiros por meio de embarcações, enquanto o governo boliviano aponta a presença de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) na região.

Segundo as autoridades bolivianas, grupos ligados às duas facções estariam utilizando localidades próximas à fronteira como refúgio e disputando rotas utilizadas no tráfico de cocaína.

Nas últimas semanas, aproximadamente 12 homicídios atribuídos às organizações criminosas chamaram a atenção das forças de segurança. Entre os casos estão a morte de uma família, corpos encontrados decapitados e o assassinato de um policial.

Moradores relatam preocupação

A violência também passou a ser percebida no cotidiano de quem vive em Guayaramerín. O aposentado Donald Somoza, de 75 anos, questionou a fiscalização de pessoas que atravessam a fronteira.

“Nunca ninguém revista”, afirmou.

Segundo o morador, um estrangeiro também teria sido assassinado com mais de 80 disparos na praça central da cidade.

Os números oficiais reforçam a preocupação. Dados do Ministério do Governo da Bolívia apontam 774 homicídios registrados entre janeiro e setembro de 2025, contra 325 no mesmo período do ano anterior.

Crime organizado preocupa autoridades

O pesquisador Joaquín Chacín, especialista em crime organizado, classificou o avanço da violência ligada às facções como um fenômeno recente no país.

Para ele, o aumento do policiamento pode ajudar a conter parte dos crimes, mas o enfrentamento também precisa alcançar a estrutura financeira das organizações criminosas.

“Faz falta um plano sério, mas não se ouve que se esteja trabalhando em algo assim”, afirmou.

Bolívia anuncia reforço na fronteira

Diante do cenário, o governo do presidente Rodrigo Paz anunciou medidas para ampliar a presença policial nas regiões fronteiriças. Entre as ações previstas estão o compartilhamento de informações de inteligência com o Brasil e a localização de pessoas procuradas pela Justiça.

Outra medida prevista é a construção de uma ponte ligando Guayaramerín a Guajará-Mirim, projeto que deve alterar a dinâmica de circulação entre os dois países.

Para o chefe da polícia local, coronel Johnny Rivas, a nova ligação também poderá representar um desafio adicional para a segurança.

Segundo ele, a tendência é de que a violência “vai aumentar” e que isso “vai nos exigir que aumentemos os efetivos”.

Fonte: Da Redação