Portal da Cidade Porto Velho

Capacitação

Policiais são treinados para atuação no combate aos crimes ambientais em RO

Terceira edição do nivelamento qualificou servidores para identificação de espécies.

Publicado em 17/04/2024 às 16:08

(Foto: Reprodução/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o III NIMEM - Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécie de Madeira, capacitando 22 policiais para atuar no combate à extração e transporte ilegais de madeira. Na terceira edição, realizada pelo Setor de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (SECAM), em Ji-Paraná (RO), de 1º a 10 de abril, os servidores aprenderam a identificar as espécies de madeira transportadas para intensificar o combate à extração ilegal.

Os policiais receberam treinamento teórico e prático com instituições parceiras, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Em atividades práticas de fiscalização, 135 m³ de madeira, 18 m³ de carvão e 6 mil unidades de produto acabado foram apreendidos, além de quatro animais silvestres resgatados. Foram registradas 23 ocorrências de crimes ambientais, com 27 pessoas detidas.

O analista ambiental do Ibama, Edevar Sovete, destacou a importância da cooperação entre as instituições envolvidas na fiscalização, enquanto o PRF Edivaldo Machado lembrou que a Missão Institucional da PRF em defesa do meio ambiente está inserida no seu Mapa Estratégico para 2023 a 2028.


O treinamento faz parte do projeto CRIMFLO – Fortalecimento da Resposta do Sistema de Justiça a Crimes Florestais, uma iniciativa do Programa Global sobre Crimes que Afetam o Meio Ambiente (GPCAE) do UNODC, com apoio do Departamento de Estado dos EUA e em parceria com o Ibama.

O objetivo da PRF é que os servidores possam identificar espécies de madeira extraídas da Amazônia Legal e, com a intensificação do combate, diminuir a prática ilegal, além de atuar em parceria com outras instituições para a preservação ambiental.


* Com informações da PRF

Fonte:

Deixe seu comentário