Portal da Cidade Porto Velho

Polícia

Polícia Federal desarticula quadrilha que transportava madeira ilegalmente em RO

No dia da apreensão do caminhão, na cidade de Vilhena/RO, havia 84,26 m³ de madeira ilegal.

Publicado em 13/03/2023 às 16:23

(Foto: Divulgação/PF)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (13), a “Operação DOF camaleão”, a denominação faz referência ao caráter fictício dos Documentos de Origem Florestal utilizados pelos investigados. A ação tem como objetivo desarticular um grupo criminoso responsável por esquema de fraudes a Documentos de Origem Florestal (DOF) que viabilizou a receptação, comercialização e transporte ilegal de madeira em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré/RO.
A polícia cumpriu três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Guajará-Mirim/RO, sendo duas pessoas físicas e uma pessoa jurídica do ramo madeireiro com domicílios em Nova Dimensão, Distrito de Nova Mamoré/RO, e em Vilhena/RO.
As investigação, que iniciaram em dezembro de 2020, constaram inconsistência na apresentação do documento de origem florestal (DOF) ao se comprovar a origem da madeira que um caminhão transportava de Nova Mamoré com destino a Itabira/MG, pois o documento apresentado era referente a um transporte feito em 2018. Sendo assim, os policiais perceberam que a empresa do ramo madeireiro tinha sede no distrito de Nova Dimensão e teria utilizado esta estratégia delituosa para emitir DOF ideologicamente falso e tentar transportar madeira para o estado de Minas Gerais.
Por outro lado, o IBAMA identificou a possibilidade de criação de um DOF cuja existência era aferível em pesquisas abertas, mas que, no entanto, sua existência nos sistemas internos da autarquia federal era referente a outro DOF já utilizado anteriormente, permitindo que os órgãos de fiscalização, como forças policiais, fossem induzidos a erro quando abordassem os transportadores de madeira. Nada mais era do que um DOF “falso”, ideologicamente falso.
Segundo as informações da Polícia Federal, no dia da apreensão do caminhão, na cidade de Vilhena/RO, havia 84,26 m³ de madeira ilegal que era transportada para o estado de Minas Gerais. Os suspeitos devem responder pelos crimes de falsidade de documento público e pela venda, depósito, transporte e guarda de madeira sem licença válida para armazenamento.

* Com informações da Polícia Federal

Fonte:

Deixe seu comentário