Portal da Cidade Porto Velho

JUSTIÇA

Operação investiga três prefeituras por fraude na compra de teste da Covid em RO

Entre as prefeituras investigadas na operação, está a de Candeias do Jamari.

Publicado em 16/12/2020 às 00:14
Atualizado em

(Foto: Polícia Civil - Divulgação)

Três prefeituras de Rondônia estão sendo investigadas na operação Aleteia, deflagrada nesta quarta-feira (16) pela Polícia Civil e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ação visa combater fraudes na compra de testes da Covid-19. São investigadas as prefeituras de Candeias do Jamari, Mirante da Serra e Campo Novo.

De acordo com informações preliminares, ao todo, são cumpridos 15 mandados de busca e apreensão na residência dos investigados.  A justiça também decidiu pelo afastamento de funções e cargos, além de indisponibilidade de bens dos envolvidos.

As investigações apontam que empresas participavam de contratações diretas com municípios do interior para fornecer testes rápidos para detecção da Covid, mas fraudavam o processo, como a burla de licitação. Os crimes tinham conluio de empresários com os chefes dos poderes.

Em Candeias do Jamari, o prefeito e servidores são suspeitos de comprarem testes de forma direta, sem licitação. A fraude custou R$ 1 milhão. Além de fraudes na compra de testes rápidos, recái sobre a Prefeitura de Candeias do Jamari a suspeita de superfaturamento em outras contratações diretas realizadas pela administração municipal.

Nome da Operação 

O nome da operação faz referência a uma divindade da mitologia romana, e significa "personificação da verdade". É a oposição da trapaça, do engano, a procura da verdade, superando as aparências.

Fonte:

Deixe seu comentário