Portal da Cidade Porto Velho

OPERAÇÃO POLICIAL

Operação Escobar mira grupo suspeito de distribuir drogas em Porto Velho

Polícia Civil cumpre 13 medidas cautelares, incluindo cinco prisões preventivas

Publicado em 03/09/2026 às 08:47

(Foto: Divulgação | PCRO)

Uma investigação iniciada a partir de informações encontradas em um celular apreendido em outra operação levou a Polícia Civil de Rondônia a deflagrar uma nova ofensiva contra o tráfico de drogas em Porto Velho. Na manhã desta quinta-feira (3), o Departamento de Narcóticos (Denarc) iniciou a Operação Escobar, que busca desarticular um grupo suspeito de distribuir e comercializar entorpecentes em diferentes pontos da capital.

Ao todo, estão sendo cumpridas 13 medidas cautelares, sendo cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão. Todas as ordens judiciais são cumpridas em Porto Velho.

As investigações ganharam força após a apreensão do celular de um dos alvos, que havia sido preso em flagrante durante a Operação Fecha Boca, deflagrada em 2025. A análise do conteúdo armazenado no aparelho revelou conversas, contatos e outras informações que ajudaram os investigadores a entender como funcionava a distribuição das drogas.

Celular ajudou a revelar estrutura do grupo

A partir das informações recuperadas, a Polícia Civil identificou um dos investigados como possível responsável pelo fornecimento de entorpecentes para diferentes pontos de comercialização da capital.

O trabalho de inteligência também permitiu estabelecer relações entre outros suspeitos e identificar diferentes funções dentro da cadeia de distribuição. Entre os alvos estão pessoas investigadas por possível envolvimento com organização criminosa e com o comércio de drogas em Porto Velho.

Com os elementos reunidos durante a apuração, a autoridade policial solicitou ao Poder Judiciário a adoção das medidas cautelares, que foram autorizadas pela Justiça.

Origem do nome da operação

O nome “Escobar” foi escolhido em referência ao nome de usuário utilizado por um dos investigados nas comunicações encontradas no celular analisado pela Polícia Civil.

A operação faz parte das ações de enfrentamento ao tráfico de drogas e às organizações criminosas desenvolvidas pelo Denarc em Rondônia.

As investigações continuam após o cumprimento dos mandados. Os materiais apreendidos durante a operação ainda serão analisados pelos investigadores e poderão contribuir para novos desdobramentos do caso.

Fonte: Da Redação