Portal da Cidade Porto Velho

Polícia

MPRO e PC deflagram Operação e Prefeito de Ji-Paraná é afastado do cargo

crimes investigados estão voltados à prática de corrupção ativa e passiva, extorsão e lavagem de dinheiro

Publicado em 26/03/2024 às 09:08

Entre os envolvidos, estão os chefes dos Poderes Executivo, o prefeito Isaú Fonseca, e seu filho, Welinton Poggere Góes da Fonseca, presidente da Câmara de Ji-Paraná (Foto: Divulgação/MPRO)

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 26, a Operação Arcana Revelada, que objetiva desarticular suposta organização criminosa entre os Poderes Executivo e Legislativo do município de Ji-paraná. À frente da ação estão o Ministério Público de Rondônia (GAECO) e a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Polícia Civil do Estado de Rondônia (DRACO2).

De acordo com a Polícia Civil, os crimes investigados estão voltados à prática de corrupção ativa e passiva, concussão, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro.

Equipes da GAECO e da DRACO2 cumprem 11 mandatos de busca e apreensão em diversos endereços ligados aos investigados, bem como na sede da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Procuradoria-Geral do Município de Ji-Paraná. Além disso, estão sendo cumpridos 5 mandados de afastamento das funções públicas pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias.

Entre os envolvidos, estão os chefes dos Poderes Executivo, o prefeito Isaú Fonseca, e seu filho, Welinton Poggere Góes da Fonseca, presidente da Câmara de Ji-Paraná.

Segundo informações da Polícia Civil, a ação está ligada a Operação Arauto, deflagrada pela DRACO2 em janeiro de 2023, em que foi denunciada complexa rede de corrupção e exigência de propina nos Poderes Executivo e Legislativo de Ji-Paraná/RO.

O MP/RO explicou que o nome da operação faz referência à ideia de segredos ou mistérios ocultos sendo revelados ou desvelados. "Arcana" refere-se a segredos profundos ou conhecimentos ocultos, especialmente na tradição esotérica, enquanto "revelada" indica que esses segredos estão sendo expostos ou trazidos à luz. Juntos, "Arcana Revelada" traduz a divulgação de verdades ocultas ou a revelação de mistérios anteriormente desconhecidos.


Fonte:

Deixe seu comentário