Portal da Cidade Porto Velho

BALANÇO

Rondônia registra queda de mais 22% nos roubos, no comparativo com 2019

PM atribui redução de crimes as ações rigorosas desenvolvidas em todo o Estado, neste ano

Publicado em 20/12/2020 às 21:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O ano de 2020 foi marcado por uma intensa guerra contra a criminalidade e o coronavírus. Mesmo diante do enfrentamento à pandemia, a Polícia Militar de Rondônia reforçou o policiamento ostensivo em todo Estado, em cumprimento ao Plano Estratégico do Governo, no eixo que engloba medidas que previnem e reprimem as ações violentas ao patrimônio e aos indivíduos, compreendendo todo o sistema estadual de Segurança Pública.

Até o mês de outubro deste ano, a PMRO registrou 62.787 atendimentos à sociedade. Foram apreendidas, neste período, 1.012 armas de fogo, ou seja, armamentos que deixaram de servir ao crime. 

Dando sequência a constantes operações, a Polícia Militar deu resposta à sociedade recapturando 1.589 foragidos da Justiça, isso em função do reforço no policiamento ostensivo somado ao núcleo de inteligência, que resultam em ações mais precisas e rápidas na prisão de foragidos. 

Ações rápidas da Corporação também resultaram na recuperação de 1.942 veículos até outubro deste ano no Estado, ou seja, veículos roubados ou furtados que, em sua maioria, seriam levados para a fronteira com a Bolívia e serviriam de moeda de troca por drogas. Destaque também para prisões relacionadas com tráfico e posse de entorpecentes, que somados chegam a 1.894 ocorrências registradas.

Os efeitos das ações rigorosas podem ser conferidos na redução de crimes que todos os anos atormentam o rondoniense, como roubo. Em todas as unidades da Polícia Militar do Estado, foram registradas 4.983 ocorrências desse tipo de crime até outubro deste ano. Em 2019, foram registradas 6.409 ocorrências de roubos.

PRINCIPAIS OPERAÇÕES NO ANO 2020

A Polícia Militar também se manteve firme nas operações realizadas este ano, com destaque para as denominadas: Hórus; Paz no Campo; C-19 (com medidas adotadas para o cumprimento dos decretos governamentais sobre o enfrentamento à Covid-19); Verde Brasil 2 (do Governo Federal); Términus I; Trianon; Paz no Trânsito; Eleições Municipais. Além das operações, a PMRO participou diretamente em 28 ocorrências de reintegrações de posse.

O Batalhão de Fronteiras e Divisas (BPFron) participa das Operações Hórus – Rondônia que faz parte do Projeto Vigia – Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Operação Iara, no rio Guaporé e rio Mamoré, em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). 

O Batalhão de Fronteiras e Divisas, em trabalho conjunto com a Secretária de Estado de Finanças (Sefin), evitou o crime de sonegação fiscal. Outra ação de destaque desenvolvida pela PMRO refere-se à Operação Hiléia, que tem como objetivo combater o desmatamento e as queimadas no Estado e vem sendo desenvolvida desde o mês de março. Nesta operação, o BPA atua em conjunto com a Sedam e outros órgãos de proteção ambiental, identificando e autuando os responsáveis nos locais onde ocorreram desmatamentos. 

Para repressão e prevenção ao desmatamento ilegal na Amazônia, a Polícia Militar de Rondônia também compôs forças com outras entidades e participou da operação deflagrada pelo Governo Federal, em maio, denominada Verde Brasil 2. 

A Operação Paz no Trânsito aconteceu em todo o Estado de Rondônia simultaneamente no período de 29 e 30 de outubro e nos dias 1º e 2 de novembro. Com atuação direta do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e demais batalhões de Polícia Militar no interior do Estado, as ações da operação objetivam o combate à violência no trânsito, sendo que a segunda etapa já está sendo planejada.

A Polícia Militar em análise ao índice de acidentes que vem aumentando, mobilizou uma força tarefa para coibir o desrespeito no trânsito, bem como reduzir os índices e minimizar as demandas de entradas de pessoas feridas em hospitais advindas de ocorrências relacionadas ao trânsito.

Fonte:

Deixe seu comentário