Portal da Cidade Porto Velho

Cultura

Unir cria espaço virtual para preservar memórias e culturas indígenas

Projeto tem como objetivo central criar um território de conhecimento online acessível a toda sociedade

Publicado em 28/03/2024 às 10:09

Além de registrar elementos culturais e memórias dos povos indígenas, o projeto busca fortalecer parcerias entre a UNIR e as comunidades locais (Foto: Divulgação/Unir)

A Universidade Federal de Rondônia (Unir), em parceria com comunidades indígenas e alunos do curso de Licenciatura Básica Intercultural Indígena, deu vida a um espaço virtual dedicado à preservação das memórias e culturas dos povos indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso. O site é fruto de anos de trabalho do Departamento de Educação Intercultural Indígena (Deinter), do Campus da UNIR em Ji-Paraná e representa um marco na promoção do conhecimento e na valorização das tradições ancestrais.

O projeto tem como objetivo central criar um território de conhecimento online acessível a toda sociedade, onde informações de qualidade sobre os povos indígenas da região estejam disponíveis de forma colaborativa e atualizada. Sob a coordenação das professoras Maria Lúcia Cereda Gomide e Roseline Mezacasa, o site tem se consolidado como uma ferramenta vital na promoção da Lei 11.645, que estabelece o ensino obrigatório da história e cultura indígena nas escolas brasileiras.

Com uma ampla gama de conteúdos gratuitos, o site oferece desde documentários produzidos pelas próprias comunidades indígenas até materiais didáticos bilíngues, galerias de imagens e textos informativos. 

A professora Roseline Mezacasa enfatiza a importância de criar espaços de diálogo e compreensão intercultural. Segundo ela, ao navegar pelo site, os visitantes terão acesso a um vasto conhecimento que promove melhores relações interétnicas, destacando a diversidade de povos indígenas da região.

Além de registrar elementos culturais e memórias dos povos indígenas, o projeto busca fortalecer parcerias entre a UNIR e as comunidades locais, fomentando projetos colaborativos que contribuam para o fortalecimento da cultura indígena. O objetivo é criar um território online de conhecimento que promova relações interculturais baseadas no respeito e na valorização da diversidade humana.

Fonte:

Deixe seu comentário