Portal da Cidade Porto Velho

PATRIMÔNIO

Prefeitura avança nos preparativos para reabertura da Madeira-Mamoré

Patrimônio histórico está fechado a visitação desde 2018, em Porto Velho

Publicado em 21/03/2024 às 08:38

(Foto: Divulgação/PMPV)

Os portões do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré serão reabertos a população no dia 30 de abril. A data foi definida e confirmada pela Prefeitura de Porto Velho. O patrimônio histórico está fechado a visitação desde 2018, quando foi dado início a uma ampla revitalização. 

Nesta semana, representantes de secretarias municipais, Amazon Fort e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram uma visita técnica no local com objetivo de definir as atribuições e contribuições que serão dadas pelos agentes envolvidos no gerenciamento do complexo.

No encontro, segundo explicou Lilian Leite, diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Semdestur, ficou estabelecido que durante os três primeiros meses de abertura, a gestão do museu e do anexo da EFMM será feita pela Prefeitura. Já a Amazon Fort, empresa vencedora da licitação pública de concessão do espaço, fica responsável pela manutenção e conservação. Após este período, a empresa assume a operação total do local.

Lilian Leite disse ainda que a secretaria estará responsável pela gestão do museu, organizando a programação de visitas, o credenciamento e a capacitação de guias turísticos que apresentarão o espaço para a população.

Além da programação do museu, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré também será palco de diversas apresentações culturais e artísticas, promovidas pela Fundação de Cultura (Funcultural).

Revitalização

Para resgatar a história e a estrutura do Complexo, que é considerado o marco zero da capital, cerca de R$ 30 milhões foram investidos, valor proveniente de compensação ambiental da hidrelétrica de Santo Antônio e de recursos próprios do município.

A estrutura engloba três galpões, espaço destinado a restaurantes, museu com acervo que conta a história da ferrovia, mezanino com vista para o Rio Madeira, quiosques, pista de caminhada, área verde e estacionamento para mais de 200 carros. Toda a obra foi supervisionada e seguiu as orientações do Iphan.

Fonte:

Deixe seu comentário