Portal da Cidade Porto Velho

EMPREENDEDORISMO

Artesã é destaque na produção de sabonetes artesanais em Porto Velho

Veja a história de Karina Esteves e conheça uma das áreas que mais cresce no Brasil

Publicado em 26/06/2020 às 20:15
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade)

As habilidades artesanais são heranças transferidas a cada geração, pois a avó e a mãe abriram caminhos para o artesanato. Uma irmã produz bolos, a outra cerâmica e coube a Karina desbravar o mercado de cosméticos artesanais. A artesã trabalha com duas linhas de produção, uma com produtos naturais que auxiliam no tratamento da pele com a utilização de extratos glicólicos, ervas, óleos e argilas. A outra linha de produtos é essencialmente artesanal com as peças focadas para a estética, são frutas, animais, corações e entre outros formatos que dão vida aos produtos básicos da saboaria. 

Mãe de três filhas: Jéssica de 28 anos (fruto do primeiro casamento); Bianca de 21; e Giovana de seis anos, Karina Esteves da Rocha, jamais imaginaria que a vinda da filha caçula iluminaria o caminho para o empreendedorismo. Isso porque a história da Magia Cheirosa iniciou, quando a Karina engravidou pela última vez.

“Sempre fui ligada a cheiro, amo cheiro e tudo ligado a ele. Quando engravidei da minha última filha, estava morando no Rio de Janeiro. Então fui ao Saara e parei em uma loja. Lá, eu me apaixonei pela possibilidade de fazer minha lembrancinha de maternidade, montei os kits com sabonetes e aromatizadores de ambiente que eu mesma fiz. Em seguida, comprei toda a matéria prima para fazer os aromas e os sabonetes”, lembra a artesã.

Quando voltou a morar em Rondônia, a paraense - natural de Belém – passou não só a fabricar os aromatizadores, como também a presentear familiares, amigos e colegas de trabalho. Mas um período de dificuldades financeiras quase jogou tudo por terra, foi quando Karina parou a produção, mesmo tendo uma grande quantidade de pedidos, principalmente dos amigos. Foi quando a artesã vislumbrou uma oportunidade de negócios e então decidiu comercializar os produtos. E há um ano a Magia Cheirosa tem buscado expandir novos horizontes. Atualmente, Karina tem o próprio ateliê, local onde administra toda a fabricação.

“A produção em si necessita do tempo de secagem de pelo menos 24 horas para embalagem, então o processo todo demora no mínimo 48 horas. Há uma variedade de modelos, mas ainda não tenho uma linha bem definida e então tenho testado a cada época do ano o que mais sai, entretanto tenho percebido que o mais procurado é a linha natural”, explica. Como é o caso da essência de bamboo e os sabonetes em formatos de frutas, esses são os favoritos da clientela.

A vantagem do sabonete artesanal é o seu processo de fabricação porque o produto está livre de conservantes e substancias tóxicas que fazem mal ao meio ambiente e a pele. No ateliê da Karina é possível encontrar além dos sabonetes e aromatizantes: home spray, óleos de banho, sais de banho, escalda-pés e pastilhas aromáticas. A saboaria tem se tornado um negócio lucrativo, mesmo diante da crise econômica que assola grande parte do varejo.

“É um mercado que precisa ser estudado para a busca de bons fornecedores, pois devido a grande dificuldade de escassez de fornecedor em nossa cidade, muitas vezes comprar aqui inviabiliza a produção. Mas se planejar e estudar o assunto, o negócio é viável sim”, pondera a artesã que também é contadora. Os conhecimentos adquiridos em contabilidade se tornaram alicerces e fortaleceram o empreendimento, o que tem contribuído para a saúde financeira do negócio.

Os produtos da Karina estão disponíveis por encomendas pelo telefone (69) 99226-6451 e pela página da Magia Cheirosa no Instragram (@magiacheirosa).


Fonte:

Deixe seu comentário