Portal da Cidade Porto Velho

Agricultura

Produtores participam de feira no Porto Velho Shopping

Evento conta com apoio da Semagric e da Embrapa

Publicado em 04/03/2024 às 10:11
Atualizado em

Produtos variados foram comercializados pelos produtores (Foto: Divulgação - Prefeitura/Pvh)

Cerca de 20 expositores participaram na última sexta-feira (1º) da Feira de Agricultura Familiar, promovida pela parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), e o Porto Velho Shopping. O evento contou também com o apoio da Embrapa.

Os produtos comercializados eram variados, como polpas de frutas, licores e doces artesanais, mel e derivados, artesanato e outros itens oriundos da agricultura familiar. A iniciativa foi uma oportunidade para os pequenos produtores do município poderem vender seus produtos de forma direta.

O secretário da Semagric, Carlos Magno, esteve na feira para acompanhar a ação e falou sobre a principal vantagem dada a esses produtores, que é a possibilidade de comercializarem seus produtos sem a presença do atravessador. “Você vê que esses produtores que estão hoje nesta feira, produzem a matéria prima, processam e comercializam direto ao consumidor. Então, ele tem segurança alimentar, que passa pelo serviço de inspeção nos municípios e isso agrega valor na produção em alta escala. Esse é o sonho de todo produtor da agricultura familiar”.

Edeildo Lourenço há sete anos trabalha com polpas na agroindústria Santos Polpas, formada por ele, a esposa e um funcionário, e fica localizada na BR-364, quilômetro 13, estrada Jerusalém da Amazônia. As polpas de goiaba e acerola já são produzidas 100% por eles, incluindo a matéria prima. Para ele, feiras como essa ajudam a dar mais viabilidade à produção. “Estou achando boa a oportunidade, é minha primeira experiência, claro que a gente já esteve em outras feiras, mas no shopping é a primeira vez. A Semagric já ajudou muito a gente, sempre deu o apoio necessário”, contou o produtor.

A parceria com o Porto Velho Shopping foi fundamental para a inserção dos pequenos produtores. O superintendente do empreendimento, Cássio Mendonça, avaliou o evento como positivo e afirmou que pretende ampliar as oportunidades. “A gente está abrindo uma porta para um segmento que, praticamente, a gente não tem dentro do shopping. Então, mais uma vez, o shopping, em parceria com a Prefeitura, com o governo de Rondônia, abre as portas para que o pequeno agricultor possa explorar o seu produto aqui, aquilo que é do nosso estado, da nossa região. É claro que quem ganha com isso é o cliente. Ter mais opções, ter a oportunidade de estar aqui, numa tarde bacana como essa, podendo explorar também uma feirinha. E espero que não só essa feira, mas a agricultura familiar ganhe força”, afirmou.

Entre as ações que a secretaria tem realizado para a promoção do setor, está o cadastramento de associações, distribuição de calcário, transporte de produção e outras.

“Já começou o cadastramento das 190 associações que tem no município e que vai trazer para nós a relação dos associados, a sua produção, para que a gente possa fazer um planejamento de investimento nesse segmento da agricultura familiar, porque ele gera emprego, gera renda na cidade e coloca 80% do alimento na mesa do rondoniense. Nós temos a distribuição de calcário ainda com uma pequena escala, estamos transportando a produção dos produtores, a distribuição de mudas de café e a gente está tentando também comprar mudas de cacau para que a gente possa ofertar ao produtor essa oportunidade de diversificar a produção, então estamos trabalhando muito. Temos um setor na Prefeitura trabalhando com o mel, estamos trabalhando agora na contratação do barco da produção, que vai dar oportunidade para esses ribeirinhos transportarem o seu produto sem o custo do frete, sem a dificuldade e estamos com oferta também da assistência técnica que nós temos através dos nossos técnicos”, detalhou o gestor.

Fonte:

Deixe seu comentário