Portal da Cidade Porto Velho

Política

Marco Legal dos Games vai à sanção presidencial

Projeto aprovado ontem na Câmara regulamenta jogos eletrônicos.

Publicado em 10/04/2024 às 18:25

(Foto: Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o Marco Legal dos Games, regulando a indústria de jogos eletrônicos no Brasil. A medida abrange fabricação, importação, comercialização e desenvolvimento de jogos, além do uso comercial. O texto agora aguarda sanção presidencial.

O Marco Legal dos Games define jogos eletrônicos, incluindo softwares, imagens geradas para jogadores, jogos de console e diversas realidades virtuais. Jogos de azar eletrônicos não estão contemplados.

O deputado Kim Kataguiri celebrou a aprovação, destacando o potencial econômico do setor. A legislação visa proteger crianças e adolescentes de conteúdos impróprios e estabelece canais para denúncias de abusos.

A deputada Maria do Rosário elogiou a responsabilidade atribuída aos desenvolvedores, enquanto o presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Filho, enfatizou a segurança jurídica proporcionada pelo marco legal.

O projeto de lei também prevê incentivos fiscais semelhantes aos da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual para estimular a produção de conteúdo, como a redução do IPI. Além disso, regulamentará as atividades dos profissionais de tecnologia, incluindo-os nas categorias de MEI e na CBO.


* Com informações da Agência Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário