Portal da Cidade Porto Velho

Economia

Juros do cartão de crédito apresentam redução

Taxas médias cobradas por bancos seguem em queda.

Publicado em 02/04/2024 às 15:06
Atualizado em

(Foto: Reprodução/Pixabay/Agência Brasil)

A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo para famílias teve sua segunda queda consecutiva, diminuindo para 412,5% ao ano em fevereiro, em comparação com 419,3% ao ano em janeiro. Essa redução foi de 6,8 pontos percentuais no mês e 7,9 pontos percentuais em 12 meses. O Banco Central divulgou esses dados nas Estatísticas Monetárias e de Crédito nesta terça-feira (2).

O crédito rotativo é uma modalidade de empréstimo tomado quando o consumidor paga menos que o valor integral da fatura do cartão de crédito. As taxas dessa modalidade são as mais altas do mercado, mas a entrada em vigor da lei, em janeiro, que limita os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, trouxe mudanças significativas. No entanto, essa medida só se aplica a novos financiamentos, mantendo as estatísticas em níveis elevados.

Após 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida do cartão de crédito. Os juros para o cartão parcelado também reduziram para 184,5% ao ano, uma queda de 3,3 pontos percentuais no mês e 7,3 pontos percentuais em 12 meses.

Essas mudanças nas taxas de juros das operações de cartão de crédito tiveram o maior impacto na queda da taxa média de juros cobrada das famílias em fevereiro. Entretanto, os juros do cheque especial apresentaram aumento de 6 pontos percentuais no mês, embora tenham reduzido 2,9 pontos percentuais em 12 meses, totalizando 131,8% ao ano.


* Com informações da Agência Brasil

Fonte:

Deixe seu comentário